Umuarama

MAIS UM CAPÍTULO

TJPR nega recurso do MP e mantém Pozzobom como prefeito de Umuarama

23/11/2023 16H48

Jornal Ilustrado - TJPR nega recurso do MP e mantém Pozzobom como prefeito de Umuarama

Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná negou por unanimidade recurso do Ministério Público e manteve Celso Luiz Pozzobom como prefeito de Umuarama. A decisão colegiada é desta quinta-feira (23).

O MP promoveu um recurso chamado agravo interno pedindo que Pozzobom fosse afastado do cargo novamente. A relatoria foi do desembargador Mario Elton Jorge e não acolheu o pedido da promotoria.

O recurso foi interposto depois que os advogados do político conseguiram derrubar na própria 2ª Câmara Criminal uma decisão da justiça de primeiro grau que afastou Pozzobom do cargo, em setembro de 2021. Foram quase dois anos para ele conseguir reassumir a cadeira de prefeito, em 02 de julho de 2023.

O processo é decorrente da Operação Metástase, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em maio de 2021, e que investiga o suposto desvio de mais de R$ 19 milhões da Saúde do Município. Alguns dos réus já foram condenados no processo, mas Pozzobom ainda não foi julgado.

Em decorrência dessa Operação, em setembro de 2021 a juíza da 1ª Vara Criminal determinou o afastamento de Pozzobom do cargo. Em janeiro de 2022 ele chegou a ser cassado pela Câmara de Vereadores, mas conseguiu reverter a situação no Tribunal de Justiça.

Em setembro de 2023 chegou a ser afastado novamente, mas apenas por um dia. A pendenga jurídica agora foi parar no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas não tem data para julgamento. Enquanto isso, Pozzobom continua governando Umuarama. Seu mandato se encerra em 31 de dezembro de 2024.