UMUARAMA
UBS do Jardim Lisboa e do Parque Jabuticabeiras conquistaram registro no Conselho Regional de Farmácia
Usuários das unidades de saúde do Jardim Lisboa e do Parque Jabuticabeiras comemoram a instalação do serviço farmacêutico, em uma ação que vai beneficiar mais de 7 mil usuários cadastrados (sem contar os familiares, agregados e não-cadastrados). O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, destacou que as duas UBSs conquistaram o devido registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) nesta semana.
A farmacêutica Camila Bertolin de Oliveira, coordenadora da Central Farmacêutica, comentou que Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passa a ter agora em sua estrutura 21 farmácias à disposição da população nas UBS nos bairros, distritos e na própria Central Farmacêutica. “Estamos sempre trabalhando para oferecer mais comodidade aos pacientes, usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), garantindo o acesso a medicamentos de qualidade, contribuindo para o uso racional e acompanhando o paciente para que ele seja o principal beneficiário”, indica.
As unidades farmacêuticas dispensam, entre outros, medicamentos básicos, antibióticos e psicotrópicos, antieméticos, antitérmicos, antialérgico e expectorantes. “A UBS é a principal porta de entrada para o sistema de saúde e deve funcionar em conformidade com as normas ditadas pelo Ministério da Saúde. Desta forma, todas elas devem, necessariamente, possuir um profissional farmacêutico durante todo o tempo de atendimento ao cidadão, trabalhando na gestão clínica dos medicamentos do paciente”, explicou a enfermeira Leia Inês de Andrade Silva, coordenadora da Atenção Primária em Saúde (APS) em Umuarama.
A Assistência Farmacêutica, como explica Camila Bertolin de Oliveira, consiste em um conjunto de ações relacionadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, individual e coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e uso racional. “Tendo a farmácia na própria unidade de saúde, a realidade da vida dos moradores é completamente diferente, com muito mais atenção e praticidade, pois não terá de se deslocar a outra unidade de saúde e tampouco vir até a Central Farmacêutica”, pontuou.
A maioria das 21 unidades de saúde oferece o serviço de entrega de medicamentos à população apenas em meio período e a Divisão de Assistência Farmacêutica destaca que a unidade do Lisboa vai oferecer atendimento de manhã, das 7h às 11h30, e a unidade Jabuticabeiras no período da tarde, das 13h30 às 17h. “Para retirar medicamentos basta dirigir-se à UBS levando a receita médica e o Cartão SUS do paciente”, explica.