Imunização
O município de Umuarama acaba de iniciar o pré-cadastramento de pessoas com 40 anos ou mais, com o objetivo de agilizar a vacinação contra a covid-19. O cadastro, feito pela internet, não é obrigatório, mas vai ajudar os profissionais da Secretaria de Saúde no controle e distribuição das doses de vacina. Em menos de 24 horas mais de 3,5 mil umuaramenses acessaram o programa.
Esta etapa, de cadastramento da população, vai servir para fazer uma prévia com mais segurança de quantas pessoas têm 40 anos, quantas têm 41 e assim por diante. “No formulário on-line – que é uma parceria da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) – também solicitamos informações como o endereço e UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência, desta forma conseguiremos organizar uma melhor logística para que a espera nas filas seja cada vez menor”, detalha Daniel Dutra de Souza, da Controladoria Interna do Município.
Após fazer o cadastro on-line, o cidadão pode imprimir o comprovante ou salvar no celular e apresentar quando for vacinar. “O calendário de vacinação continua sendo determinado pelo Plano Nacional de Imunização, mas tendo essas informações já cadastradas no computador, vamos evitar preencher à mão na hora da vacinação. Isso garante agilidade”, reforça Souza.
No site da Prefeitura existe um banner eletrônico que leva diretamente para o pré-cadastro e é importante aceitar os termos e preencher corretamente todos os dados. “O endereço eletrônico para fazer o cadastro é saude.umuarama.pr.gov.br, sem colocar o www”, alerta o controlador, acrescentando que quem tiver qualquer dúvida ou quiser mais informações, pode entrar em contato com pelas redes sociais da Prefeitura ou pelo telefone 160.