OPERAÇÃO DE TRÂNSITO
Mais de 20 motocicletas que circulavam fora dos padrões determinados pela legislação de trânsito foram recolhidas durante uma operação de fiscalização em Umuarama (PR), na noite desta sexta-feira (20). Realizada em parceria com a Polícia Militar (PM), Guarda Municipal (GM) e Secretaria de Trânsito de Umuarama (Umutrans), a operação teve como objetivo tirar de circulação os veículos com escapamento adulterado.
Segundo a PM, esse tipo de equipamento gera perturbação do sossego, além de a alteração das motos para a instalação ser considerada infração de trânsito.
A PM informou ainda que a operação foi realizada para atender a pedidos da população direcionados às forças de segurança pública de Umuarama, reclamando do barulho ensurdecedor emitido por esse tipo de equipamento.
Conforme a PM, é preciso “preservar o direto de sossego da população que diariamente é desrespeitada pelo uso de escapamentos adulterados que conforme a legislação de trânsito é considerada infração de natureza grave, sendo punida com multa e retenção do veículo para regularização, conforme prevê o Artigo 230 – XI do CTB”, informou.
OPERAÇÃO
A operação começou às 20h, tendo como base a praça Mascarenhas de Moraes, esquina com a avenida Rolândia, no centro da cidade.
De acordo com a Polícia Militar, foram tiradas de circulação 24 veículos, entre motocicletas e motonetas.
Os veículos foram levados para o pátio do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e posteriormente lavrados 84 notificações de trânsito. Além disso, a PM informou que duas pessoas foram encaminhadas ao batalhão para assinatura de um Termo Circunstanciado de Infração Penal (TCIP) por posse de drogas para consumo. Quatro gramas de maconha foram apreendidas.
AUTUAÇÕES
FALA DA DIRETORA DE TRÂNSITO
Segundo Dianês Maria Piffer, diretora de Trânsito de Umuarama (Umutrans), o que mais chamou a atenção durante a operação foi a quantidade de condutores sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo 13, além de mais dois com o direito de dirigir suspenso.
“Tornou-se banalidade em nossa cidade o cidadão assumir a direção do veículo sem antes passar por uma autoescola. Geralmente são esses condutores que se envolvem em acidentes, exatamente por imperícia e acabam desrespeitando as regras de circulação”, explicou.
De acordo com Dianês, um outro ponto que chamou a atenção e que era o principal objetivo da fiscalização foi a quantidade de motocicletas com descarga livre recolhidas na operação, sendo um total de seis.
“Esses veículos são aqueles que incomodam com o barulho excessivo, gerando reclamações por parte da população. Esse trabalho de fiscalização é de suma importância para retirar de circulação esses condutores irresponsáveis e garantir a segurança do nosso trânsito”, finalizou.