Paraná

DESCASO

Mais da metade das estradas do Paraná apresentam problemas

24/10/2019 17H37

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O levantamento avaliou toda a malha federal pavimentada e os principais trechos estaduais, também pavimentados. Em 2019, foram analisados 6.331 km no Paraná e 108.863 km no Brasil.

O estudo constata que o Estado Geral da malha rodoviária paranaense pavimentada tem algum tipo de problema em 56,1% dos trechos avaliados, sendo considerada regular, ruim ou péssima. Outros 43,9% da malha é considerada ótima ou boa.

Já a sinalização tem 40,4% da extensão considerada regular, ruim ou péssima. 59,6%, ótima ou boa. A faixa central é inexistente em 3,1% da extensão e as faixas laterais inexistentes em 13,0%.

A geometria se apresenta deficitária em 83,0% da extensão e 17,0%, ótima ou boa. As pistas simples predominam em 80,5%. Falta acostamento em 45,3% dos trechos avaliados. Nos trechos com curvas perigosas, em 51,0% não há acostamento nem defensa.

“O levantamento vem ao encontro daquilo que defendemos dia a dia na Federação: o Estado e a União precisam realizar investimentos urgentes na malha rodoviária paranaense. Nossa economia é dependente do transporte rodoviário de cargas. Enquanto essa situação perdurar não conseguiremos ter crescimento consistente, pois o custo operacional dos empresários se eleva e menos riquezas serão geradas e menos empregos serão criados”, defende o presidente da FETRANSPAR e Sest Senat no Paraná, Coronel Sérgio Malucelli.

A Federação aponta ainda que a segurança viária é outro item primordial que precisa ser visto com muita responsabilidade. “Não dá para tratar acidentes como estatística, se existem estudos que apontam para onde estão os gargalos é lá que há necessidade antes de resolver o problema para evitar que novas vidas sejam perdidas”, defende Malucelli.

Além de abordar a situação das rodovias sob gestão pública e sob gestão concedida, o estudo também realiza o levantamento das infraestruturas de apoio, como trechos com postos de abastecimento, borracharias, concessionárias e oficinas mecânicas, restaurantes e lanchonetes disponíveis ao longo das rodovias.