Cotidiano

FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

Mais cinco ‘furões’ entram em operação esta semana em Umuarama

30/11/2020 16H14

Mais cinco conjuntos de câmeras para fiscalização de avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestre, os populares ‘furões’ entram em funcionamento esta semana em Umuarama. Com isso, a cidade passa a contar com 15 pontos diferentes de fiscalização.

O objetivo é fazer o condutor pisar no freio e respeitar a sinalização de trânsito, principalmente o limite de velocidade e avanço de sinal vermelho. No último dia 21, o desrespeito a essas duas regras levou a morte do designer de móveis Daniel Henrique da Silva, de 32 anos.

Daniel Henrique

Ele e sua motocicleta foram colhidos por um Honda Civic que trafegava em alta velocidade e furou o sinal vermelho no cruzamento da avenida Paraná com a rua Governador Ney Braga. O acidente foi flagrado por câmeras de segurança de comércios do entorno. Daniel Henrique chegou a ser socorrido, mas entrou em óbito horas depois no hospital. Todos os cinco ocupantes do carro também ficaram feridos em estado grave.

Manifestação

Na sexta-feira (27) amigos e familiares de Daniel Henrique realizaram uma manifestação pacífica no local do acidente. Eles pedem a responsabilização do condutor do Civic pela morte de Daniel Henrique. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Óbitos no trânsito

Daniel Henrique foi a oitava vítima fatal do trânsito na área urbana de Umuarama este ano. E a maior parte dos acidentes foi por imprudência, como condutor embriagado; sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH); invasão de via preferencial; excesso de velocidade; avanço de sinal vermelho e atropelamento encima da faixa de pedestres foram as principais infrações cometidas nestes casos, segundo levantamento da Diretoria de Trânsito de Umuarama – Umutrans.

Fiscalização

“Queremos que o trânsito de Umuarama seja mais seguro. Para isso, além das campanhas educativas o Município tem investido muito nos últimos quatro anos para melhorar a estrutura, com sinalização vertical e horizontal, além da instalação dos pontos de fiscalização em cruzamentos mais perigosos”, afirmou o secretário de Defesa Social Valdecir Capelli.

Novos furões

Amanhã, segunda-feira (30), começam a operar os furões no cruzamento das avenidas Presidente Castelo Branco com Dr. Ângelo Moreira da Fonseca; avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca com a Praça Odete Mossurunga (rotatória saída para Xambrê) e avenida Tiradentes com a Presidente Castelo Branco (que agora têm a fiscalização nos dois sentidos da via).

Até sexta-feira (4/12) entram em operação mais dois conjuntos de câmeras, na avenida Governador Parigot de Souza no cruzamento com a avenida Ipiranga (próximo ao Bosque do Índio) e avenida Ivo Sooma no entroncamento com a Praça Odete Mossurunga (na saída para Xambrê).

Anjinhos

Além dos furões a cidade conta com 22 anjinhos espalhados por ruas e avenidas em pontos considerados críticos e campeões de acidentes. O equipamento tem a função educativa e mostra em tempo real a velocidade do veículo ao condutor o alertando quando não há o respeito a velocidade máxima. A maior parte das vias da cidade o motorista não pode andar mais do que a 40 km/h, principalmente na área central e nos bairros. Algumas avenidas permitem que o máximo chegue a 50 km/h.

Câmeras

Todos os dispositivos contam com câmeras de segurança que estão integradas ao centro de monitoramento da Umutrans e Guarda Municipal.

“O trânsito é responsabilidade de todos e estamos fazendo a nossa parte e estamos intensificando também fiscalizações com o radar móvel”, afirmou a diretora de Trânsito da Umutrans, Dianês Piffer.

Radar

Nesta temática já está em estudo a viabilidade de instalação de radares fixos para os pontos de entrada e saída de Umuarama. “Queremos que o condutor já entre na cidade andando mais devagar e respeitando a sinalização”, afirmou Capelli. Ele esclareceu que todos os pontos, se instalados, serão muito bem sinalizados, dentro do que prevê a legislação, para que não haja surpresa para o motorista.

Mobilidade urbana

Outro ponto considerado importante é a aprovação e implantação do Plano de Mobilidade Urbana de Umuarama. O projeto foi enviado esta semana para a Câmara de Vereadores. “O plano foi discutido com os vereadores e também com toda a sociedade durante as audiências públicas. Ele nos permite buscar recursos federais para melhorar a estrutura do trânsito na cidade através de projetos e padroniza como o Município deve proceder para a construção de uma obra, como ciclovia, por exemplo”, explicou Dianês.

Pontos dos “furões”

Em operação:

Av. Tiradentes x Av. Liberdade;

Av. Paraná x Av. Rolândia;

Av. Paraná x Av. Rio Grande do Sul;

Av. Governador Parigot de Souza x Av. Presidente Castelo Branco;

Av. Tiradentes x Av. Presidente Castelo Branco;

Av. Flórida x Av. Presidente Castelo Branco;

Av. Dr. Ângelo Moreira da Fonseca x Praça Oscar Thompson;

Av. Paraná x Av. Apucarana;

Av. Manaus x Av. Rio Branco;

Av. Brasil x Av. Ipiranga.

Novos pontos

Av. Presidente Castelo Branco x av. Dr. Ângelo Moreira da Fonseca;

Av. Dr. Ângelo Moreira da Fonseca x a Praça Odete Mossurunga (rotatória saída para Xambrê);

Av. Tiradentes x av. Presidente Castelo Branco (que agora têm a fiscalização nos dois sentidos da via);

Av. Governador Parigot de Souza x av. Ipiranga (próximo ao Bosque do Índio);

Av. Ivo Sooma x Praça Odete Mossurunga (na saída para Xambrê).