Cotidiano

Educação

Maio Amarelo une parceiros em ações educativas para reduzir acidentes graves

29/04/2022 10H01

Jornal Ilustrado

A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Sestram) reuniu na tarde desta quinta-feira, 28, representantes dos órgãos e entidades envolvidos com o trânsito de Umuarama para discutir as ações da campanha Maio Amarelo, um movimento internacional que chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, em todo o mundo.

Neste ano, a campanha ressalta que a missão de salvar vidas não recai apenas sobre os profissionais de saúde, bombeiros e socorristas, sempre presentes nos acidentes: não colocar alguém em risco também é uma forma de salvar, então todos devem se engajar para que ninguém perca a vida no trânsito.

O grupo definiu que a campanha educativa do trânsito terá como público-alvo este ano o idoso e o motociclista, que são as maiores vítimas conforme mostram as estatísticas. “Praticamente todos os acidentes com óbitos ou ferimentos graves envolvem motocicletas e atropelamentos de idosos”, lembrou a diretora de Trânsito, Dianês Maria Piffer.

Neste ano o trânsito já causou três mortes até abril, número igual ao registrado no mesmo período de 2021. Em todo o ano passado os acidentes mataram nove pessoas – mesmo saldo de 2021 e abaixo de 2019, que teve 15 mortes. Conforme os registros da Polícia Militar, Umuarama teve 216 acidentes de trânsito entre janeiro e março deste ano, número ligeiramente maior que os 203 registrado no mesmo período do ano passado. No total, 2021 teve 985 atendidos pela PM.

“É por isso que vamos direcionar as ações de forma especial aos motociclistas e aos idosos, pois as estatísticas mostram eles são vítimas constantes de atropelamento, geralmente com graves consequências. A campanha vai focar nestes dois alvos, mas deverá envolver toda a população, com farta distribuição de material orientativo em blitze educativas que reunião todos os parceiros. O cronograma será montado nos próximos dias”, acrescentou o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade, Elizeu Vital da Silva.

A reunião teve ainda as presenças de Giovanna dos Santos Leme, comandante do Pelotão de Trânsito do 25º Batalhão de Polícia Militar, e a policial Ursula Ferreira da Silva; Kemilly Larissa Vieira, chefe da 20ª Ciretran/Detran, e o funcionário Mariano Garcia; inspetores Sonyangela Rossi, Alberto Cavalcante, Thiago Mota Neri e o diretor da Guarda Municipal, Valdiney Rissato; Danilo Rodrigues dos Santos, agente de trânsito; o 2º tenente Tiago Alves de Carvalho, do Corpo de Bombeiros; e Chrislainy Chedlovski, gerente do Sest/Senat Umuarama.