Cotidiano

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

Maio Amarelo começa com 3 mortes em uma semana no trânsito de Umuarama

06/05/2023 09H07

Jornal Ilustrado - Maio Amarelo começa com 3 mortes em uma semana no trânsito de Umuarama

A abertura da campanha de educação no trânsito, o Maio Amarelo foi marcada por três mortes ocorridas nos últimos sete dias na área urbana de Umuarama. Foram dois atropelamentos e uma colisão entre uma motoneta Honda Biz e um caminhão, que ceifaram a vida de umuaramenses.

A mais recente vítima foi o jovem Carlos Adriano de Souza Sampaio, de 22 anos. A Biz que ele pilotava bateu na traseira de um caminhão guincho, no início da manhã desta sexta-feira (5), na avenida Portugal, próximo a chácara da Reguigá.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tentaram por aproximadamente uma hora reanimar o motociclista, entretanto, ele não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito ainda no local.

Conforme relato de testemunhas, ambos os veículos seguiam pela avenida Portugal sentido Clube Recreativo Português ao Atacadão, quando em determinado trecho o motorista do caminhão fez uma conversão para acessar a pista contrária, momento em que o motociclista colidiu na traseira do veículo.

Com o impacto da batida a Honda Biz ficou destruída. O motociclista sofreu uma parada cardiorrespiratória e por cerca de uma hora as equipes do Siate e Samu tentaram estabilizar o rapaz, porém ele não resistiu.

Jornal Ilustrado - Maio Amarelo começa com 3 mortes em uma semana no trânsito de Umuarama

O local foi isolado pela Polícia Militar (PM) até a chegada dos peritos do Instituto de Criminalística. Posteriormente, o corpo foi recolhido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Agentes de Trânsito também foram acionados para orientar o trânsito, que ficou lento nos dois sentidos da rodovia.

O motorista do caminhão fez o teste do etilômetro. Segundo a PM, o resultado apontou resultado de 0,00 mg/l. Após o teste, o condutor e o veículo foram liberados.

CAMPANHA DE TRÂNSITO

A campanha Maio Amarelo foi lançada pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) e pela Diretoria de Trânsito (Umutrans) do município na quinta-feira (4), um dia antes do trágico acidente na avenida Portugal. A intenção da campanha é envolver a sociedade para reduzir o número de acidentes e tornar o trânsito mais seguro.

NÚMEROS

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a cada 12 minutos aconteceu um acidente grave no Paraná, provocando em média quatro mortes por dia. Em Umuarama, a média é de sete a oito acidentes por dia. Em 90% dos casos há uma motocicleta envolvida e a quase totalidade das vítimas são condutores ou caronas de motocicletas.

Os acidentes seguiam trajetória de queda em 2020 (com 880), mas voltaram a subir em 2021 (985) e no ano passado (1.084). Já o total de vítimas fatais permanece em queda – foram 15 em 2019, nove mortes nos dois anos seguintes e seis em 2022. No primeiro trimestre deste ano, Umuarama registrou 186 acidentes com quatro mortes.

ATROPELAMENTO NA AVENIDA PARANÁ

A cuidadora de idosos Margarete Moura, de 58 anos, morreu após ser atropelada por um carro quando atravessava a faixa de pedestre no cruzamento da avenida Paraná com a rua Cambé, no centro de Umuarama, na noite do último dia 29, uma sexta-feira. O condutor do veículo, um servidor público 27 anos, conduzia embriagado e fugiu do local, mas foi preso posteriormente.

Jornal Ilustrado - Maio Amarelo começa com 3 mortes em uma semana no trânsito de Umuarama

ATROPELAMENTO NA PR-489

Horas depois, no sábado, dia 29, o trabalhador rural Maurílio da Silva, de 58 anos, também morreu após ser atropelado por uma caminhonete. O acidente aconteceu na PR-489, próximo ao Conjunto Sonho Meu I, em Umuarama.

A campanha Maio Amarelo prossegue até 31 de maio com um extenso cronograma de ações, voltadas principalmente aos motociclistas.

“Temos uma frota de 95 mil veículos registrados no município e recebemos ainda 20 mil veículos da região, diariamente. Embora nossas ruas e avenidas sejam bem sinalizadas, com tanto tráfego e a imprudência de alguns motoristas, infelizmente temos um cenário preocupando no trânsito. A campanha vem para tentar mudar essa realidade”, disse o secretário da Sestram, Elizeu Vital da Silva.