MAIO AMARELO
A campanha Maio Amarelo chega ao final nesta quarta-feira, 31, mas a preocupação em reduzir o número de vítimas do trânsito deve continuar – afinal, 397 acidentes já foram registrados em Umuarama, de janeiro até a terceira semana deste mês (média de quase 80 colisões e quedas de motocicleta por mês).
O volume é um pouco inferior à média dos cinco primeiros meses de 2022 (que foi de 85,6/mês, com o total de 428 acidentes), mas o número de mortos neste ano (sete) é quase o dobro do registrado em todo o ano passado (quatro).
“Ainda temos um longo caminho a percorrer, pois muitos umuaramenses estão perdendo a vida, ficando com sequelas ou feridos em acidentes evitáveis – que geralmente ocorrem por imprudência ou falta de atenção no trânsito. A campanha pede respeito à vida e para isso é preciso uma direção mais atenta e cuidadosa”, afirmou o diretor da Umutrans (Diretoria de Trânsito de Umuarama), Reginaldo Barros.
Uma blitz na avenida Londrina, entre a Praça Miguel Rossafa e a avenida Maringá (na Zona III), marcou o encerramento das atividades do Maio Amarelo. “Ao longo do mês a Umutrans realizou 21 palestras em comércios, indústrias, escolas, clubes sociais – como o Rotary e o Lions – e Tiro de Guerra, além de panfletagens nas feiras de sexta e domingo, um simulado de acidente em parceria com o Corpo de Bombeiros e quatro blitze educativas”, informou o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Elizeu Vital da Silva.
Apesar do grande número de ações, entidades e públicos atingidos, o Corpo de Bombeiros de Umuarama atendeu 32 acidentes com vítimas, entre os dias 1º a 28 de maio. Além da frota de 95 mil veículos Umuarama recebemos mais 20 mil da região, diariamente. “Mesmo com ruas e avenidas bem sinalizadas, tanto tráfego assim e a imprudência de alguns motoristas pintam um cenário preocupante no trânsito. Precisamos mudar essa realidade”, disse o secretário.
Segundo Elizeu Vital, a campanha teve um resultado excelente. Foram distribuídos cerca de 10 mil panfletos e centenas de cidadãos foram conscientizados por meio de palestras e outras ações. “Os objetivos foram atingidos, sob a coordenação da Umutrans. A parceria envolveu o Detran, Polícia Militar, Guarda Municipal, Sest/Senat, Lions e Rotary, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Aciu e demais entidades, além da campanha de mídia da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, e tudo contribuiu para esse sucesso”, completou.
Mesmo com o fim o Maio Amarelo a conscientização no trânsito vai continuar. Além das ações educacionais com a Escolinha de Trânsito, orientando crianças de escolas públicas e privadas, a Umutrans continuará realizando palestras nas empresas e entidades que solicitarem. “A intenção é envolver cada vez mais a sociedade para reduzir o número de acidentes e tornar o nosso trânsito mais seguro”, finalizou Reginaldo Barros.