UMUARAMA
Um incêndio atingiu um apartamento localizado no cruzamento da Rua Aricanduva com a Rua Ministro Oliveira Salazar, no centro de Umuarama, na tarde desta quarta-feira (29). Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram mobilizadas para combater as chamas e prestar socorro às vítimas.
Duas moradoras do imóvel, mãe e filha, sofreram queimaduras de primeiro e segundo grau. De acordo com o tenente Tiago, do Corpo de Bombeiros, as equipes foram acionadas por volta das 13h10 para atender a ocorrência no Edifício Canadá. Ao chegarem ao local, constataram que o apartamento, localizado no nono andar, estava tomado por fumaça, com o fogo concentrado na cozinha e na lavanderia.
A resposta rápida dos bombeiros impediu que as chamas se espalhassem para outros cômodos e apartamentos. Após a extinção do fogo, a equipe realizou o rescaldo para eliminar qualquer risco de reignição.
Segundo o relato da moradora, o incêndio teria começado após uma tentativa frustrada de ligar o forno do fogão. Ao mexer na mangueira do gás e tentar ligar novamente, houve uma explosão, dando início às chamas.
Com a explosão, uma senhora de 64 anos e sua filha, de 31, sofreram queimaduras no tórax e nas pernas. Ambas receberam os primeiros atendimentos no local e foram encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora Aparecida, sem risco de vida. No imóvel, também estavam duas crianças, uma menina de aproximadamente 5 anos e um menino de cerca de 10, além de um rapaz com deficiência física, que não se feriram.
Durante a emergência, moradores do prédio foram evacuados e acompanharam o trabalho dos bombeiros na calçada, muitos deles com seus animais de estimação. Uma moradora, que preferiu não se identificar, relatou que levou um susto com a explosão e chegou a ser arranhada ao tentar pegar seus gatos apressadamente para deixar o prédio. Outra vizinha, que reside no andar superior, disse que ouviu um barulho seguido de gritos e cheiro de fumaça, descendo rapidamente para entender o que estava acontecendo.
O combate ao incêndio durou cerca de 30 minutos e contou com a atuação de aproximadamente oito profissionais. Foram empregados um caminhão ABTR (Auto Bomba Tanque e Resgate), duas ambulâncias — uma do Siate e outra do Samu —, além de uma caminhonete dos bombeiros.