2 MORTES

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Campo Mourão, ofereceu denúncia criminal contra a mãe do adolescente de 15 anos apontado como autor do atentado a tiros que deixou duas pessoas mortas e outras três gravemente feridas em uma conveniência da cidade, no último dia 17 de julho.
A mulher, de 33 anos, foi denunciada pela prática de crimes na modalidade de omissão penalmente relevante, sob a alegação de que deixou de cumprir o dever legal de cuidado, proteção e vigilância inerente ao poder familiar.
De acordo com a denúncia, após o atentado, equipes da Polícia Militar realizaram buscas na residência da família e encontraram diversos materiais ilícitos e de alto potencial ofensivo.
Foram apreendidos dois cartuchos intactos de calibre .38, um carretel com aproximadamente 500 metros de cordel detonante – explosivo de uso industrial –, um conjunto com seis antenas de bloqueador de sinal de radiofrequência (jammer), equipamento capaz de interromper comunicações móveis e dificultar o rastreamento de veículos, além de cinco gramas de maconha e uma unidade de substância análoga ao ecstasy.
Segundo o MP, a mulher tinha conhecimento de que o filho escondia esses materiais dentro da residência e, mesmo ciente do risco, não tomou qualquer providência para impedir a prática ilícita nem comunicou os fatos às autoridades.
Para a Promotoria, a conduta caracteriza omissão penalmente relevante, uma vez que ela possuía o dever legal de agir para evitar o resultado.
Diante disso, a mãe do adolescente foi denunciada, em concurso material e na modalidade omissiva, pelos crimes de posse irregular de munição de uso permitido; posse ilegal de artefato explosivo e desenvolvimento clandestino de atividade de telecomunicação.
Além das penas previstas na legislação, o Ministério Público requereu à Justiça a fixação de indenização mínima de R$ 40 mil por danos morais coletivos.
Atentado deixou duas mortes
O adolescente de 15 anos permaneceu foragido por três dias, e na segunda-feira (20), se apresentou na delegacia acompanhado de uma advogada. Ele confessou ser o autor dos disparos efetuados e afirmou que o crime foi motivado por vingança em razão de um episódio ocorrido em 2024, quando seu irmão morreu e ele e a mãe ficaram feridos.
O alvo do ataque era Veridiana Gaya Menin Machado Sate, de 40 anos, que teria coordenado o ataque que vitimou a família do menor. Ela permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Campo Mourão, em estado grave.
Os disparos causaram a morte de Marcio Bertholdi Geraldo, de 43 anos e Michael Zachytko Cavalcante, 38 anos. Izabela Roberto de Carvalho, de 23 anos, perdeu a visão de um olho, ela já recebeu alta do hospital. A outra vítima foi Fábio Piassa, 40 anos.
O menor permanece apreendido à disposição da Vara da Infância e da Juventude e deverá responder por ato infracional análogo a duplo homicídio e tentativas de homicídio. As investigações sobre o caso continuam.