UMUARAMA
A terceira entrevista da série que o Jornal Umuarama Ilustrado está fazendo com os candidatos a prefeito de Umuarama traz o agricultor Luciano Machado da Federação Frente Brasil da Esperança do Partido dos Trabalhadores (PT).
Natural de Iracema do Oeste abraçou Umuarama como sua em 2021 e traz na bagagem a vivência política familiar desde a infância e a experiência como vereador e presidente da Câmara de Iracema por dois mandatos.
Casado, pai de dois filhos, de 21 e 11 anos, disse que se apaixonou por Umuarama logo ao conhecer a cidade. Agora, busca a confiança do eleitor para ter a oportunidade de governar a Capital da Amizade ao lado de seu vice, Angelo Rossi, o popular Macarrão, funcionário aposentado da Copel.
Um dos grandes trunfos apresentados por Machado é justamente o próprio Partido dos Trabalhadores, que abre portas para o acesso ao Governo Federal e a verbas federais para alavancar Umuarama.
“Eu tenho acesso ao governo federal, ao presidente da República, ao vice-presidente e a todos os ministros, sem contar o deputado federal Zeca Dirceu. Com projetos vamos fazer a parceria que Umuarama precisa para crescer com sustentabilidade para melhorar a vida das pessoas. Teremos condições de fazer isso. Umuarama não precisa depender de emenda de deputado estadual”, afirmou Luciano Machado.
Confira abaixo os principais pontos da entrevista de quase três horas ao Ilustrado.
TRANSPORTE PÚBLICO
Um dos pontos mais bem detalhados pelo candidato foi o transporte público. A proposta é promover a integração do transporte, a exemplo do que ocorre em Curitiba e com uma gestão especializada em tráfego para controlar e fiscalizar o transporte coletivo com tarifa zero.
A proposta prevê dois terminais urbanos em efetivo funcionamento para receber a demanda que viria dos bairros e seguiria em outros veículos para a região central. Os coletivos circulariam por vias exclusivas, o que daria agilidade ao trajeto.
A proposta ainda prevê a utilização de um aplicativo que permita ao usuário acompanhar os horários e também o trajeto do ônibus em tempo real e a construção de pontos de ônibus com cobertura e assento, não apenas na área central, mas principalmente nos bairros.
Segundo Luciano Machado, o pagamento para a concessionária do serviço público seria por quilômetro rodado, mesmo com um custo maior para o Município. “Se o transporte público for efetivo, a circulação de carros e motos vai reduzir e em consequência o número de acidentes, principalmente com motos também e vai cair quantidade de atendimentos na saúde. Então não é caro. É investimento”, ressaltou o candidato.
ZONA AZUL
Com relação ao estacionamento rotativo, a proposta de Luciano Machado é criar uma autarquia municipal para fazer a gestão da Zona Azul. Ele defende mais ações educativas e com penalidades mais brandas e sem abusos, com a finalidade de fazer o sistema funcionar e ao mesmo tempo educar os motoristas para o uso do estacionamento rotativo. Machado descartou a possibilidade de encaminhar as multas para o Detran. Quando as notificações não pagas vão para o órgão estadual, eles são revertidas em multas que levam a perda de pontos na CNH. “Não queremos isso”, afirmou o candidato.
GUARDA MUNICIPAL
Com relação a Guarda Municipal, Machado defende a realização de concurso público e a presença constante e ostensiva dos agentes nos distritos, inclusive com módulo de segurança.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
O plano de governo de Luciano Machado prevê a construção de duas casas de passagens destinadas a famílias refugiadas em situação de rua e aos povos indígenas. Também tem duas casas abrigos, com atendimento psicológico e jurídico, sendo uma para mulheres vítimas de violência e outra para o público LGBTQIA+.
Outra proposta é reforçar o aporte financeiro e o apoio para as organizações sem fins lucrativos (ONGs) que atuam na cidade, prestando um serviço público. Como exemplo a Apromo, que atua com pessoas em situação de rua e a SAAU, que mantém um canil com animais resgatados das ruas da cidade.
Com relação ao público formado por usuários de drogas, pessoas em situação de rua e indígenas que vivem no prédio da antiga rodoviária, praça da Bíblia e entorno, disse que tudo tem que ser feito com cuidado, principalmente com aquele que se recusa a receber o atendimento visando a recuperação e ressocialização. Para os indígenas prevê a casa de passagem e para as pessoas em situação de rua o reforço do atendimento feito pelo Centro Pop.
EDUCAÇÃO
No quesito educação, o candidato apontou alguns eixos: valorização profissional, aumento da quantidade de escolas com ensino em tempo integral e um horário de atendimento até as 19 horas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Para os CMEIs a proposta é estudar com os profissionais da educação como estender o horário de atendimento sem prejudicar os servidores. Ele acredita que com horários escalonados e aumento do efetivo seja o ponto de partida para a ampliação do atendimento.
Já com relação ao aumento do número de vagas para zerar a demanda, o candidato defende a ampliação da estrutura física dos prédios onde for possível e a construção de novas unidades, com busca de recursos federais.
Para as escolas municipais, que atendem aos alunos do 1º ao 5 ano do ensino básico, a proposta é aumentar a quantidade de escolas em funcionamento no horário integral, onde os alunos tenham efetivamente acesso a arte, cultura e esportes em contraturno.
Com relação os servidores, se eleito, pretende promover concurso público para efetivar quem hoje atua no sistema de PSS (Processo Seletivo Simplificado); equiparar o salário dos professores ao piso nacional da educação e voltar com o plano de cargos e salários dos servidores da educação, que foi encerrado há menos de dois anos por iniciativa do Governo Municipal.
Uma novidade é o Centro de Apoio a Mães Acadêmicas e Trabalhadoras (CAMAT), que seria uma creche em horário noturno para mães que trabalham e estudam durante a noite. “É uma forma de garantir que a mãe que vai para a faculdade, que faz um curso ou trabalha durante a noite tenha onde deixar seu filho com segurança”, explicou Luciano Machado. A proposta é que o projeto funcione na estrutura física dos CMEIs.
Outro ponto de destaque é a criação do Centro Público de Educação Continuada, voltado para a formação, capacitação e aprimoramento dos servidores públicos municipais.
AUTISTAS E TDAH
Para portadores da Síndrome do Espectro Autista e do Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a proposta é garantir que o centro de especialidades voltado para esse público tenha todas as terapias necessárias, além de médicos, equipe multidisciplinar e medicação. “Hoje temos uma fila de espera por consultas de até dois anos com neurologistas. Isso tem que acabar”, disse Machado.
SAÚDE
Construção de ao menos três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na cidade, além da construção de um hospital público. Atualmente todas as quatro casas de saúde da cidade são privadas. Pretende ainda garantir que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) tenha atendimento odontológico e uma ambulância para situações de emergência.
Para garantir que tudo funcione quer efetivar e aumentar o quadro de servidores da saúde através de concurso público.
Outra proposta é a construção de uma sede própria e adequada para o Centro de Especialidades Médicas (CEM) que tenha além de espaço físico, profissionais e equipamentos para garantir um melhor atendimento para a população.
Para sanar a fila de consultas represadas, a sugestão é a compra de consultas por pacote. “Se o especialista não quer atender pelo SUS, vamos comprar as consultas em pacote e resolver isso por demanda”, apresentou o candidato.
APA DO PIAVA
Luciano Machado reconhece a necessidade de preservar o rio Piava e recuperar as nascentes de córregos existentes em toda a extensão da Área de Preservação Ambiental (APA) do Piava, único manancial que garante o abastecimento de água potável para Umuarama.
Também reconhece o direito dos proprietários terem uma retribuição financeira pela preservação e limitações de uso dos imóveis para fins comerciais. Defende a construção de soluções em conjunto e a busca de recursos junto a Itaipu Binacional para promover a recuperação das áreas degradadas inclusas dentro da bacia do Piava e outras dentro do Município.
Para os bairros, defende a implantação do programa ‘Meu bairro também é um cartão-postal”, que inclui toda a reurbanização e paisagismo como arborização, flores, unificação de calçamento, entre outras melhorias que tornam o ambiente mais bonito e agradável.
AGRICULTURA
A proposta de Machado é voltada principalmente para a agricultura familiar, com meios para garantir o acesso a crédito ao pequeno produtor e a venda de sua produção. A ideia é que o Município garanta a compra dos produtos de agricultura familiar para serem usados nas escolas, CMEIs, restaurantes populares e pelas ONGs que já atuam em Umuarama e servem refeições. “Acredito que a demanda será menor do que o que vamos precisar”, afirmou o candidato.
Outra proposta é parceria com universidades e órgãos estaduais ligados a agricultura e pecuária, para fornecer aprimoramento técnico para os produtores.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Neste ponto, a principal proposta do candidato é fortalecer as indústrias e o comércio que já existe no Município para que possam ter condições de crescimento e buscar em parceria com essas empresas a formação de mão de obra qualificada. “Hoje todos querem ser médicos. Mas daqui a 10, 20 anos não vamos ter mecânicos, por exemplo, que na prática vão ganhar mais por serem menos profissionais disponíveis. E as escolas vão precisar preparar essa mão de obra também. Isso ocorreu no Japão e em outros países e vai acontecer conosco. Temos que nos preparar”, ressaltou.
Acredita que ao transformar Umuarama em um canteiro de obras, vai gerar empregos especializados e movimentar o comércio, os prestadores de serviços e a própria indústria. “Isso vai gerar riqueza”, afirmou.