Levantamento
O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) – no site da Transparência Coronavirus Paraná – mostra o crescimento de números de internados pela covid-19 em Umuarama e na macrorregião Noroeste. Na última semana o Governo do Estado reativou 162 leitos exclusivos para tratamento da covid-19 e H3N2, sendo 130 leitos enfermaria e 32 Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo o boletim emitido pela SESA, na manhã de quarta-feira (2), o hospital Uopeccan estava com 90% dos leitos lotados, Cemil também contava com 90% de lotação e no Instituto Nossa Senhora Aparecida era de 70% o número de vagas ocupadas por pessoas acometidas pela covid-19. Todos os leitos destinados ao atendimento das doenças em Umuarama se tratam de enfermarias, uma vez que a cidade não tem UTI exclusiva para covid-19.
Mesmo sem UTIs exclusivas, o boletim estadual informou que Umuarama conta com quatro pacientes em ocupação dos demais leitos SUS de UTI da rede hospitalar por casos covid-19. Também dentro desses leitos do SUS mais dois pacientes estavam internados em enfermaria.
A lotação dos leitos dos hospitais em Umuarama conta com pacientes de toda região da 12ª Regional, que compreende 21 municípios.
No boletim emitido pela Secretaria da Saúde de Umuarama, no fim da tarde de ontem, havia 19 pacientes de Umuarama em enfermarias, sendo um no Norospar, dois no Instituto Nossa Senhora Aparecida, seis no Uopeccan e 10 no Cemil. Nas UTIs, eram seis em leitos ocupados com uma pessoa no Uopeccan, dois no Nossa Senhora e três em Goioerê.
Dentro da macrorregião Noroeste, o boletim estadual também revela aumento no número de internações. Dos 50 leitos de UTIs Adultos destinados ao atendimento de pessoas com covid-19, 40 estão ocupados gerando um total de 80% de lotação. Na enfermaria adulto a taxa de lotação chega aos 77%.
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou ontem mais 19.352 casos confirmados e 39 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes ao final do texto. Os dados acumulados do monitoramento da covid-19 mostram que o Paraná soma 2.005.886 casos confirmados e 41.095 mortos pela doença. A Sesa informa a morte de mais 39 pacientes. São 16 mulheres e 23 homens, com idades que variam entre 4 e 91 anos.