Aragão Filho

07/07/2022

Aragão Filho

06/07/2022 04H09

Fim da ressaca

Pílula antirressaca começou a ser vendida nesta segunda-feira (4) e pode neutralizar até 70% do álcool no organismo antes da chegada da substância ao fígado.

Já para a ressaca moral ainda não tem remédio.

Papo rápido

– Prefeitura de São Paulo pretende pagar um salário mensal para quem tirar um dependente químico das ruas e abrigá-lo em casa.

– Esse pessoal da prefeitura anda fumando coisa estragada?

Escrito apenas ontem…

Injustiça, pobreza, escravidão, ignorância – tudo isso pode ser curado por reforma ou revolução. Mas os homens não vivem apenas lutando contra os males. Eles vivem por objetivos positivos, individuais e coletivos, uma grande variedade deles, raramente previsíveis, às vezes incompatíveis.

– Isaiah Berlin.

Policromático

A amizade não é sobre quem chega, é sobre quem fica…

Cuidado com elas

Foz do Iguaçu é mais um município do Paraná a aprovar uma lei para distribuir gratuitamente absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Em pelo menos dez municípios já existe esta lei.

A vereadora Ana Novais bem que tentou implantar tal benefício em Umuarama, mas não conseguiu convencer os contrários.

Uma pena!

Ele disse:

Aqui, magistrados que só chegaram ao seu posto, porque não foram eleitos pelo povo, porque senadores respaldaram sua indicação. E que, neste momento, preferem dar entrevistas fora do país, para fazer críticas que faltam com a verdade em seu conteúdo, mas se recusam a prestar contas ao Senado de indagações respeitosas”.

De Esperidião Amin (PP-SC), senador, irritado com o pouco caso de alguns ministros do STF que não compareceram a audiência sobre ativismo judicial realizada no Senado.

Tiroteio

Estudo do Instituto Igarapé revela o surpreendente crescimento de clubes de tiro no Brasil: de junho de 2020 para cá, nada menos do que 49 clubes foram abertos a cada mês no país.

Já bibliotecas…

Papo rápido

– Do jeito que as coisas estão, quem é que não corre risco de passar fome neste país?

– Só quem se alimenta de fake news…

Escola pública

O programa de pesquisas “O professor da escola pública brasileira: seus sonhos, desejos e projetos de vida” elaborado pelo Núcleo de Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo traz uma análise baseada em dois estudos: “Desejos e Projetos de vida docentes” e “A escola pública dos sonhos para os educadores brasileiros”.

Entre outras descobertas, o estudo aponta que 8 em cada 10 professores pretendem continuar na escola pública.

Festas canceladas

Foi sancionada nesta terça-feira (5) a lei que prorroga até 31 de dezembro de 2023 o prazo para que empresas ofereçam crédito ou remarquem eventos cancelados, ou adiados por conta da pandemia de covid-19, até 31 de dezembro de 2022.

As empresas só serão obrigadas a oferecerem reembolso do valor recebido caso não consigam oferecer crédito ou remarcar os serviços no prazo estabelecido.

Papo rápido

– Quantas vezes o apresentador José Luiz Datena desistiu de candidatura por São Paulo?

– Sei lá, acho que o mesmo tanto que a Gretchen já casou…

Não pode ser

Caso se confirme que Álvaro Dias (Podemos) terá o apoio do presidente Jair Bolsonaro para a eleição de outubro, será um susto para muito apoiador do senador.

Porém, neste momento estão mais próximos do que nunca estiveram.

Na política só não se vê boi voar, mas voa, conforme a expressão popular herdada do boi empalhado do conde Maurício de Nassau:

– Na política, até boi pode voar.

Confusão

Todo dia tem pesquisa nova sobre a eleição presidencial.

Às vezes, duas.

A cabeça do eleitor ainda não está pronta para tanta margem de erro.

Todo dia parece ontem…

Tá chato isso, uma campanha onde o Brasil não é o centro do debate.

Pára-choque

Acordo cedo para me atrasar com calma…

Jantar comemorativo marca hoje os 34 anos

de vida pública de Ricardo Barros

Em referência aos 34 anos de vida pública do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), um jantar comemorativo está marcado para, a partir das 19 horas, no Buffet Vivaro, em Maringá. Autoridades políticas, correligionários do partido, lideranças e empresários de cerca de 200 municípios, que fazem parte da base do parlamentar, foram convidados para prestigiar o importante marco na carreira de um dos políticos mais bem-sucedidos em toda a história de Maringá e do Paraná.

COMEÇO – Há exatos 34 anos, em julho de 1988, Ricardo Barros se filiava ao Partido da Frente Liberal (PFL), à época presidido por Moisés Carolino (em memória), importante nome da política local nos anos 1980. Começava ali uma importante trajetória na vida pública, que tinha o exemplo dentro de casa: o pai de Ricardo, Silvio Barros I, já havia sido vereador e prefeito de Maringá na década de 1970, além de deputado estadual e deputado federal.

Naquele ano, em 15 de novembro, Ricardo Barros se tornaria o prefeito eleito mais jovem em Maringá no mesmo dia em que completava 29 anos de idade. Após exercer um mandato como líder do Executivo municipal em Maringá, Barros optou pela missão no legislativo nacional.

LÍDER – De lá para cá, já são seis mandatos como deputado federal, tempo em que foi líder ou vice-líder de todos os Governos e tendo ainda uma passagem marcante como ministro da Saúde, na gestão Michel Temer, quando reorganizou a medicina pública no País e economizou R$ 5 bilhões, valor revertido para o SUS.

Atualmente, o maringaense é líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados, um dos parlamentares de maior destaque do Progressistas e protagonista das pautas nacionais mais relevantes e que estão relacionadas ao presidente Jair Bolsonaro.

O trabalho no Congresso Nacional tem possibilitado a Barros representar e atuar em prol do desenvolvimento de Maringá e do Estado do Paraná de modo geral, com atuação e efetividade há décadas não apenas em sua cidade natal, mas também em pelo menos três grandes regiões paranaenses.

Jornal Ilustrado - Aragão Filho
Deputado federal Ricardo Barros preside evento hoje em Maringá
Condenado a um século de prisão, líder
 da Ndrangheta é extraditado para a Itália

São Paulo (AE) - O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que o italiano Rocco Morabito, apontado como líder da máfia calabresa 'Ndrangheta' e conhecido como 'rei da cocaína em Milão', foi extraditado para a Itália na manhã desta quarta-feira, 6. A medida foi executada em coordenação com a pasta e a Polícia Federal.
A entrega de Morabito às autoridades italianas foi autorizada pela Secretaria Nacional de Justiça na sexta-feira, 1º, pouco mais de um mês depois de o Supremo Tribunal Federal manter a decisão que autorizou a extradição.
O suposto líder da máfia calabresa 'Ndrangheta era um dos criminosos mais procurados da Itália. Ele possui quatro condenações por tráfico internacional de drogas e envolvimento com a máfia.
Rocco Morabito foi preso por agentes da Interpol em maio do ano passado na Paraíba, após fugir da cadeia no Uruguai e passar quase dois anos foragido.
Quando Morabito foi localizado no Nordeste brasileiro, as autoridades divulgaram que, somadas, as penas às quais foi condenado chegavam a 91 anos de prisão. Agora, o Ministério da Justiça esclareceu que a punição ao mafioso já bate em 103 anos de cárcere em território italiano.
A extradição do italiano foi autorizada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal no início de março. Na ocasião, o colegiado levou em consideração três pontos principais: o fato das penas não estarem prescritas, nem pela legislação brasileira nem pela italiana; as condenações terem transitado em julgado - ou seja, não há mais possibilidade de recurso; e a ausência de crime político.
No dia 24 de maio, os ministros negaram o último recurso impetrado pela defesa do suposto líder da máfia calabresa e mantiveram a decisão que determinou a entrega de Morabito ao governo italiano. Os ministros ainda determinaram a certificação imediata do trânsito em julgado (quando não há mais recurso) do processo, o que abriu caminho para a extradição.