Umuarama

Meio Ambiente

Lixo eletroeletrônico em Umuarama deve ser descartado no aterro sanitário

04/02/2019 08H57

lixo-eletronico-umuarama

No início de cada ano alguns umuaramenses realizam aquela limpeza geral nas residências e acabam descartando muito equipamentos, como eletroeletrônicos. Computadores, celulares, videogames, cabos, carregadores, qualquer tipo de equipamento tecnológico hoje fica velho da noite para o dia e vira lixo. Os chamados lixos eletrônicos precisam de um descarte correto, pois podem trazem danos ao meio ambiente.

Em Umuarama, a orientação da Diretoria de Meio Ambiente e levar televisores, ventiladores, computadores, geladeiras entre outros devem ser levados até o Aterro Sanitário, onde está localizada a Cooperativa de Catadores de Recicláveis (Cooperuma). Na cooperativa os equipamentos são desmontados e suas peças encaminhadas para reciclagem. Desta forma ganha o meio ambiente e os cooperados.

Segundo o diretor de Meio Ambiente, Matheus Michelan Batista, a população de Umuarama pode aproveitar o programa Bairro Saudável, que a Prefeitura de Umuarama está realizando, para descartar tal lixo. “No primeiro bairro que o projeto passou foram recolhidos 37 televisores, dois ventiladores, uma impressora, um micro-ondas, e demais objetos eletrônicos”, disse.

A presidente da cooperativa, Gisele do Nascimento Domingues, disse que na cooperativa o equipamento eletrônico tem destino correto e todas as partes são recicladas. “Nada vai para o meio ambiente, temos o compromisso de destinar corretamente esse resíduo. Por isso pedimos a colaboração das pessoas para trazerem o lixo eletrônico até o aterro”, explicou.

BAIRRO SAUDÁVEL

O Bairro Saudável conta com equipes de agentes de saúde, combate a endemias, fiscais do Código de Postura, comitê de combate à dengue, de Serviços Públicos, da diretoria do Meio Ambiente e de entidades parceiras.

Haverá vistorias em terrenos baldios – e notificação dos proprietários em caso de mato alto ou lixo acumulado –, conscientização da população sobre a dengue (cuidados com o quintal e sensibilização para o Projeto Orquídeas), escorpiões, depósitos de entulho, separação e destinação do lixo reciclável e coleta de lixo eletrônico, além de palestras em escolas, associações de moradores e salões paroquiais.

Serão 18 etapas atendendo todas as regiões da cidade e os distritos de Lovat, Serra dos Dourados e Santa Eliza.