08/08/2021
Poetas Negras Brasileiras — Uma Antologia
O selo literário Ferina, com curadoria, organização, coordenação de Jarid Arraes, lança, pela da Editora de Cultura, a obra “Poetas Negras Brasileiras — Uma Antologia”, reunindo mais de 70 poetas, dos 18 aos 70 anos e de diferentes regiões brasileiras. Em 128 páginas, a obra panorâmica apresenta vozes contemporâneas e convida a um mergulho em um pluriverso de possibilidades de apreensões da mulheridade negra e suas escritas. A antologia reúne poetas de diferentes faixas etárias, localizações, espiritualidades e compreensões de suas humanidades. De acordo com Aza Njeri, professora e doutora pela UFRJ, que assina a orelha, a obra traduz em “metáforas dissonantes, plasticidades e sonoridades, as experiências éticas e estéticas que atravessam o viver”. Ao mesmo tempo, pondera, a antologia aponta tanto para os dramas coletivos do existir, quanto para uma profunda camada da subjetividade. “Os poemas trazem temas como identidade, linhagem, ancestralidade, sexualidade, cabelo e fenótipo, violência, racismo, equidade, maternidade, amor, paixão… Se tivesse, entretanto, que resumir esta antologia em apenas uma palavra seria força: não aquela romantizada que limita em lugares estanques a potência das mulheres negras, mas a força daquelas mulheres que fazem do verbo as suas armas de guerra e as suas fortalezas”, reforça. Nomes reconhecidos como Cristiane Sobral, Esmeralda Ribeiro, Jarid Arraes e Mel Duarte brindam o leitor com suas poesias e, em nada ofuscam as outras vozes, menos conhecidas, mas de igual potência. “Pelo contrário, são sons que dialogam e se empoderam, nos mostrando que viver é um Ato Poético e as percepções humanas da vida podem ter multiperspectivas”, evidencia Aza. A edição ainda conta com ilustrações e projeto gráfico de Carolina Reis.
Correndo Atrás Para Chegar na Frente
A Editora Novo Século acaba de lançar o título “Correndo Atrás Para Chegar na Frente”, do autor Ricardo Hirsch, que traz sua autobiografia de maneira intensa, memorando cada fato que ajudou o treinador a alavancar sua marcante carreira. Nesta obra de desenvolvimento pessoal e profissional, o autor divide inúmeros momentos de sua trajetória e lembra que, além de tempos e colocações, é necessário lutar contra as dificuldades, não desistir, cortar as arestas e seguir em frente, para que seja possível alcançar os objetivos. Ricardo revela que as decepções e derrotas que viveu, o ajudaram a identificar as verdadeiras questões que fazem com que nossos projetos não saiam da forma que desejamos. Ele afirma que os obstáculos se tornaram plano de fundo para realizações que levaram até sua melhor versão. Para Ricardo, nosso olhar atento ao próximo é capaz de transparecer tudo o que precisamos para estar cada vez mais perto de sermos quem acreditamos ser, basta querermos e estar ciente que isso é um processo contínuo e extremamente longo. Lágrimas, dores e decepções passaram a ser o pano de fundo para as realizações que levaram Ricardo Hirsch até a sua melhor versão. O livro tem 224 páginas.
Oncologia Integrativa: Um Novo Olhar Para o Câncer
Melhorar a qualidade de vida do paciente está entre os principais desafios durante um tratamento oncológico. A questão, que alcança os espaços dos sentimentos, afetos e subjetivismo do ser, é tema do livro “Oncologia Integrativa: Um Novo Olhar Para o Câncer”, escrito pelo cirurgião torácico da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Dr. Igor Abreu, em parceria com a oncologista Dra. Vivian Coski. A obra reúne, de forma inédita, informações sobre terapias que podem ser utilizadas por pacientes em tratamento oncológico a fim de reduzir os efeitos adversos que impactam a sua vida em todos os aspectos, sejam físicos, mentais e/ou emocionais. “Hoje, após mais de 10 anos de experiência nesta área, entendemos que o sucesso do tratamento oncológico está atrelado à melhora das condições de vida do paciente, que precisa encontrar acolhimento para seus medos e angústias, além de orientações que o ajudem a passar por essa etapa de forma mais positiva e confiante”, destaca o Dr. Igor. O livro oferece aos pacientes e familiares alternativas de cuidados integrativos que podem fazer a diferença durante o tratamento e traz, ainda, histórias inspiradoras de pacientes que, ao receberem o diagnóstico de câncer, utilizaram a doença como mola propulsora para melhorar suas vidas. O lançamento oficial da obra acontecerá durante o 8º Congresso TJCC (Todos Juntos Contra o Câncer) pela Editora Atheneu, que também realizará uma live em seu canal no Youtube no dia 8 de setembro, às 19h30. No entanto, o livro já pode ser adquirido durante o período de pré-venda, de 15 a 30 de agosto, no site da editora. A obra tem 172 páginas e custa R$ 75,00.
Mar de Tormentas
As diversas culturas dos países que compõem o Caribe foram moldadas tanto por furacões como pela diplomacia, pelo comércio ou pelas consequências do domínio colonial. Em “Mar de Tormentas”, Stuart B. Schwartz – um dos mais relevantes estudiosos sobre a América Latina – oferece uma abordagem inédita ao examinar como as sociedades caribenhas responderam a esses fenômenos naturais e de que forma eles influenciaram a região. Abrangendo um período de mais de cinco séculos, o historiador analisa os desafios éticos, políticos e econômicos que os furacões representam para as populações indígenas locais e os diferentes povos europeus que empreenderam expedições para explorar suas riquezas. O resultado é um trabalho primoroso de história social, que enfatiza o legado crucial do escravismo, da desigualdade social e da ideologia econômica na formulação de respostas aos desastres naturais. Com 472 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.