Dia Nacional da Leitura
O Dia Nacional da Leitura é comemorado nesta quarta-feira (12) e surgiu para incentivar crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos para o hábito da ler. Ana Caroline Palhoto Silva, de 19 anos, é um exemplo de jovem umuaramense apaixonada pela literatura.
Ela conta que desde criança tem o costume de ler diariamente. Seu primeiro contato com os livros foi quando ainda tinha 9 anos de idade através do Programa Biblioteca Itinerante – Caminhos da Sabedoria, coordenado pela professora e escritora Ângela Russi, que permanece à frente do projeto.
O que chama a atenção nessa história é que atualmente a jovem Ana Caroline é estagiária do Programa Biblioteca Itinerante e trabalha junto com a pessoa, que segundo ela, foi a responsável por incentivá-la a ler livros, a professora Ângela Russi.
“Eu fui leitora da Biblioteca Itinerante há muitos anos. Lembro da Ângela como se fosse hoje, nos incentivando a ler e falando da importância da leitura. Desde então comecei a ler e não parei mais”, explica.
A jovem lembra que os primeiros livros lidos foram os de Percy Jackson e os Olimpianos, uma série literária composta por cinco livros de aventura, romance, suspense e fantasia, escritos pelo estadunidense Rick Riordan e retrata a mitologia grega no século XXI. Ao todo, ela revela que já leu quase 100 livros.
Ana Caroline cursa o 2º ano de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense (Unipar). A estudante explica que a rotina é puxada, mas que se organiza com o objetivo de encontrar um tempo entre estudos e o estágio para ter seus momentos de leitura. “O que não posso deixar de lado é a leitura. Sempre me organizo para ler na hora do almoço, no período da noite, após as aulas da faculdade e também nos finais de semana”, relata.
Para Ângela Russi, ver uma ex-aluna e leitora do Biblioteca Itinerante trabalhando com ela no projeto é gratificante. “Quando a Ana me contou que foi leitora do programa eu quase desabei em lágrimas. Dizem que tem coisas que não têm preço, mas sim valor, então isso pra mim é algo de muito valor. O sentimento é de gratidão e muita alegria”, disse emocionada.
Ângela explica que a leitura é fundamental para a formação de uma pessoa. “Além de contribuir para o senso crítico, estimula a criatividade e a imaginação do leitor. Costumo brinca dizendo que todo leitor é mais inteligente”, diz.
Criado pela Lei Municipal nº4.281/2018, o Programa Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria, consiste em um ônibus temático que circula por todas as unidades educacionais do município com apresentações teatrais, atividades lúdicas integradas ao planejamento curricular.
Os alunos têm a oportunidade de visitar o interior do ônibus e receber mais informações sobre o tema abordado, para enfim, escolher um livro, dentre os dois mil livros do acervo, para leitura.
A coordenadora do programa disse que a cada ano é um tema diferente. Esse ano o tema é Lendas Folclóricas. “Estamos falando da importância do Folclore e também da importância de valorizar essa cultura brasileira que tão linda”, finaliza.