Umuarama

Saúde

Lavar as mãos com água e sabão é o começo da prevenção contra o coronavírus

23/03/2020 09H01

isabela-lavar-as-maos-coronavirus

Os casos suspeitos de coronavírus em Umuarama, além dos confirmados no Noroeste do Estado, levaram os umuaramenses a uma corrida em busca de álcool em gel 70%. O produto sumiu das prateleiras das farmácias. Entretanto, a pesquisadora e mestre em produtos bioativos, Isabela Carvalho dos Santos, esclareceu que lavar as mãos de forma correta com água e sabão é a melhor maneira de começar a prevenção contra o coronavírus.

As pessoas têm o costume de coçar o rosto, colocar o dedo na boca, tocar em outras pessoas. As mãos tocam em tudo e em todos e o contágio pode começar por ai. Conforme a pesquisadora Isabela Carvalho, a higienização das mãos é fundamental para combater a disseminação do coronavírus e as pessoas precisam aprender como fazer isso.

Em uma situação de pandemia, a entrevistada ressaltou que precisamos sempre pensar que a mão está suja. “Dependendo do seu serviço, de onde você passou, é preciso ter uma rotina de lavar as mãos. Se trabalha com dinheiro, por exemplo, lave a cada 20 minutos e não coloque a mão no rosto, na boca”, ressaltou.

Pertences como celulares, chaves e cartões de débito e crédito também precisam ser higienizados.

Como lavar?

lavar-mao-coronavírus

A lavagem com o sabão neutro deve ser de no mínimo 20 segundo. Já o sabão anticéptico, é preciso lavar por um minuto para começar a fazer o efeito. “A mão não é só palma e costas. Tem que lavar entre e as pontas dos dedos, como também o dedão. É preciso lavar o pulso e fazer de forma eficiente. Quer fazer um teste? Suje a mão com tinta guache e lave como faz normalmente”, explica.

ÁLCOOL 70%

Isabela Carvalho explicou que o álcool em gel 70% não tem a mesma eficácia como lavar as mão com água e sabão. “É preciso pensar que o álcool funciona como um forma de limpar as mão, quando não pode lavar. É um artifício para ser usando quando você pega no dinheiro ou no cartão, por exemplo. O álcool é um forma de você limpar as mãos até chegar em um local para lavar” ressaltou.

Tossir ou espirrar

Na questão de tossir ou espirrar, a orientação é fazer no cotovelo. Se for tossir ou espirrar em um lenço, esse lenço precisa ser descartado e não deixado em qualquer lugar. “Nunca tossir ou espirrar nas mão, pois as mãos vão tocar em alguma coisa, como maçanetas e celulares. Lembrar que a prevenção é uma questão de higiene pessoal e da casa”, orientou Isabela.

O uso da máscara

A máscara tem como função principal evitar a dispersão de gotículas, pelas quais o vírus se espalha. Ao ser usada por pessoas doentes, ela impede que a pessoa dissemine o coronavírus ao tossir ou espirrar. Para pessoas que não apresentam tais sintomas, ela não tem utilidade. Além disso, a via respiratória não é o único meio para ser infectado. Se a pessoa levar as mãos sujas aos olhos ou tocar em um ferimento, também há contaminação.