Aragão Filho

13/05/2022

Juíza Zilda Romero em Umuarama

13/05/2022 04H26

Jornal Ilustrado

A juíza aposentada Zilda Romero, que já atuou nas comarcas de Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Xambrê, Alto Piquiri, entre outras, participará de um grande evento neste sábado dia 14, ao meio dia, na Casa do Criador no Parque de Exposições de Umuarama. O tema do evento é Fortalecendo o Paraná e terá palestra com Diego Cunha sobre “Estratégias de Marketing”. Várias lideranças do partido dela, o Progressistas, deverão prestigiar o evento entre eles o deputado federal e líder do Governo Federal na Câmara, Ricardo Barros, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, a deputada estadual Maria Vitória, o deputado estadual Guto Silva, a ex-governadora Cida Borgheti, entre outros.

Foto dia

niver.jpg

Niver

Jornal Ilustrado

Este colunista desatento fez registro do aniversário da Cynthia Ramos, mas esqueceu a foto.

Ela líder de uma enorme turma de mulheres apegadas ao bem-estar e saúde no espaço Workout for Girls, um movimento que segue ganhando muitas novas adeptas em Umuarama.

Cynthia é sócia/proprietária do espaço.

Parabéns, e que saúde e paz seja a tônica.

A turma que vive feliz e saudável por inspiração dela diz que ela nem sabe o quanto inspira vidas e desejam que esse novo caminhar lhe traga ainda mais sucesso, luz, amor e sabedoria.

Feliz aniversário!

Papo rápido

– Lula pediu para que parem de tentar privatizar as empresas públicas…

– Ele está preocupado em não ter mais estatais para distribuir cargos para a cumpanheirada…

Escrito apenas ontem…

A mocidade não está na certidão de batismo, está no sentimento, que é tudo; há moços decrépitos, e homens maduros eternamente jovens.

Machado de Assis.

Do Marvadão

Bolsonaro troca comando de Minas e Energia; Alfredo Sachsida assume pasta. Juro que li Salsicha…

– Celso Ribeiro.

Policromático

Não nenhum grande professor que não aprenda enquanto ensina.

Ela disse:

Algumas pessoas não se importam em acompanhar os eventos atuais. É atraente se alguém percebe as coisas rapidamente, além de inteligência emocional e raciocínio rápido. Há muitos homens que são atraentes, mas se não forem inteligentes, isso tira a boa aparência. Como você pode aproveitar o tempo com alguém se não consegue se conectar durante a conversa?”

De Candice Kloss, modelo, que tem QI 136 e exige teste de Quociente de Inteligência para os homens antes do primeiro encontro.

É o cara

Ontem, em Maringá, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que o candidato ao Senado que ele apoia no Paraná é o deputado federal Paulo Martins (PL).

Claro que tudo depende do movimento das peças do xadrez político, mas ele pode receber também o apoio do governador Ratinho Junior, pois Paulo Martins foi eleito com apoio de Ratinho pai.

Aliás, Martins se tornou conhecido do grande público através da Rede Massa, onde foi comentarista político.

Papo rápido

– Fraga escreveu que eleições sempre perturbam os milicos porque não existe democracia fardada e não há ditadura à paisana…

– Pode ser, mas o Nicólas Maduro era motorista de caminhão, que virou presidente do sindicato dos caminhoneiros e acabou ditador na Venezuela…

E já que perguntar não ofende…

Edson Fachin, que todo mundo sabe quem é, disse que a eleição é civil e será conduzida por civis; para quem não tem fuzil, não é cutucar a onça com vara curta não?

Trilha sonora

Cuidado porque a trilha sonora de hoje é de Michael Pipoquinha, com o seu incrível contrabaixo.

Além de Michael Pipoquinha – baixo, tem também Jacob Collier – piano Fender Rhodes e Chris Mehler – trompete &.

O fazedor de amanhecer

Sou leso em tratagens com máquina.

Tenho desapetite para inventar coisas prestáveis.

Em toda a minha vida só engenhei 3 máquinas

Como sejam:

Uma pequena manivela para pegar no sono.

Um fazedor de amanhecer para usamentos de poetas

E um platinado de mandioca para o fordeco de meu irmão.

Cheguei de ganhar um prêmio das indústrias automobilísticas pelo Platinado de Mandioca.

Fui aclamado de idiota pela maioria das autoridades na entrega do prêmio.

Pelo que fiquei um tanto soberbo.

E a glória entronizou-se para sempre em minha existência.

– Manoel de Barros.

Xx-x-x-x-x-x-x

'A voz anda ruim', diz William Bonner 
sobre ausência na bancada do 'JN'


São Paulo (AE) - William Bonner explicou nesta quarta-feira, 11, o motivo de não estar apresentando o Jornal Nacional nos últimos dias. Segundo ele, a voz está ruim e, por isso, tem trabalhado apenas na edição do programa. Na conta que mantém Instagram, o jornalista lamentou não ter conseguido apresentar o jornal na terça-feira, 10, para noticiar a morte de Alberico de Sousa Cruz, ex-diretor de jornalismo da Rede Globo.

"Queria ter podido dar à família e aos tantos amigos do Alberico o ar sincero de meu respeito, minha consideração e minha gratidão. Foi um chefe importante. Foi quem me fez co-chefiar um telejornal pela primeira vez, há exatos 29 anos e 40 dias", escreveu.

Alberico de Sousa Cruz morreu aos 84 anos por complicações de uma leucemia. Ele havia recebido o diagnóstico há dois anos e meio e, desde então, lutava contra a doença.



Mulher compra busto em brechó e 
descobre que é uma peça romana de dois mil anos


São Paulo (AE) - A colecionadora de arte Laura Young, do Texas (EUA), teve uma surpresa após comprar uma peça decorativa para sua casa. Em 2018, a norte-americana adquiriu um busto em um brechó pelo valor de 35 dólares - o que equivale a R$ 180 na cotação atual - e levou o objeto embora preso ao cinto de segurança do carro. As informações são do site Good News Network.
Ao chegar em casa, Laura percebeu que a peça parecia muito antiga e gasta e resolveu entrar em contato com especialistas em história da arte da Universidade do Texas, em Austin, e com duas casas de leilões. A resposta demorou alguns anos, mas os estudiosos chegaram à conclusão de que se tratava de um busto romano perdido, esculpido há mais de dois mil anos.
A peça foi feita entre o final do século 1 a.C. e o início do século 1 d.C. e, no século 19, pertencia à coleção do rei Ludwig I da Bavária. A escultura de mármore estava catalogada no museu Pompejanum, na cidade de Aschaffenburg, na Alemanha, e uma das hipóteses é que foi parar no Texas quando a cidade foi bombardeada e saqueada por soldados durante a 2ª Guerra Mundial
Os especialistas não têm certeza de quem o busto retrata, mas uma das possibilidades é de que seja um dos filhos do general romano Pompeu Magno.
Após três anos e meio convivendo com o artefato em sua sala de estar, Laura fez um acordo para devolver a peça aos alemães. Hoje, o busto está exposto no Museu de Arte de San Antonio, cidade próxima a Austin, e deve retornar para a Alemanha em 2023.