Umuarama

Educação

Jovens e Adultos reescrevem a história de vida pela educação do CEEBJA

02/12/2019 09H24

ceebja-umuarama

Para algumas pessoas existe um tempo para as coisas acontecerem e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem auxiliando aqueles umuaramenses que não conseguiram concluir os estudos no tempo comum, mas querem algo a mais para o futuro. Com exemplos de superação, alunos do CEEBJA de Umuarama mostram como é possível vencer os desafios, em busca de qualidade de vida por meio do conhecimento.

A aluna do CEEBJA de Umuarama, Caroline da Silva, 24 anos, parou de estudar quando tinha 15 anos, quando ela foi diagnosticada com câncer de ovário. Segundo ela, o tratamento com a quimioterapia, demais remédios e a situação de ter um câncer tirou dela a vontade de estudar. “Eu não tinha forças e acabei parando com os estudos, mas meu sonho era fazer uma faculdade”, disse.

Após vencer a luta contra o câncer e se reestabelecer Carolina voltou a sonhar e fez a prova do Enem, quando eliminou algumas matérias. Neste momento a estudante decidiu procurar o CEEBJA para concluir o estudo. “Comecei a frequentar o CEEBJA, pois as pessoas me incentivaram a volta a estudar, hoje estou finalizando minha última matéria que é matemática”, explicou.

Mesmo antes de concluir o ensino no CEEBJA a força de vontade da entrevistada já surtiu resultado, Caroline passou em dois vestibulares para os cursos de Direito e Serviços Judiciais e ainda espera o resultado do teste do curso de Arquitetura do Instituto Federal do Parana (IFPR) campus de Umuarama.

“Estou esperando esse último resultado, mas meu sonho mesmo é fazer Direito. Minha mãe também sempre quis ter um filho advogado, mas eu quero é ser Promotora. Vou esperar e decidir o que fazer no futuro. Só tenho uma coisa a dizer, nunca é tarde para começar a estudar e vale apena”, contou.

O EJA

Segundo a professora de Matemática e diretora auxiliar do CEEBJAa, Rosa Proença da Silva Pataro, o EJA de Umuarama tem um público variado, com adolescentes, dona de casa, trabalhadores, alunos da educação especial e também os idosos. “Temos alunos que por alguma situação não conseguiram concluir os estudos e ficaram muito tempo longe da educação. Esses alunos têm no CEEBJA a oportunidade de concluir o ensino”, disse Rosa.

ceebja-umuarama-matricula

Segundo a professora, a unidade de Umuarama conta com alunos que querem concluir o ensino médio para buscar um vestibular e cursos técnicos. “Eles querem melhorar a qualidade de vida e a edução tem esse poder. Ou simplesmente alguns buscam romper barreiras que a muito tempo surgiram em sua vida. A educação de Jovens e Adulto é uma porta para a melhoria de vida para muitas pessoas, pois promove oportunidade de empregabilidade e perfeiçoamento profissional”, noticiou a professora.

A Educação de Jovens e Adultos

A EJA é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis da Educação Básica do País, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

CEEBJA

O CEEBJA de Umuarama fica na avenida Maringá, na antiga escola Isa Mesquita, e as matrículas para as próximas turmas começam nos próximos dias. Mais informações no telefone 3623-1566.