Umuarama

WorldSkills

Jovem será o primeiro surdo a participar do mundial de educação profissional

27/05/2019 11H18

umuarama-sesi-thiago

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo e este ano terá um umuaramense participando da etapa estadual. Thiago Vinícius de Azevedo, 17 anos, se formou no Senai de Umuarama em técnico em eletrotécnica e com um currículo de notas invejável, além de ter passado nas provas práticas, foi escolhido para representar a cidade no torneio.

Ao longo dos anos Thiago vem se sagrando campeão em vários setores da vida. O umuaramense é surdo, mas a barreira sonora não foi problema. Ele foi o primeiro surdo do Paraná no ensino fundamental a contar com interprete de libras e ao lado da família, sempre optou pela inclusão.

Com toda essa garra para vencer, o jovem se formou em 2018 como técnico em eletrotécnica e as boas notas, além de passar pelas provas práticas, fizeram o técnico de ensino do Senai de Umuarama, Alan Barriento, escolher Thiago para representar o município na competição.

O Thiago se destacou nas notas ao longo dos anos e iniciamos o treinamento no fim de 2018. Neste período ele treinava 4 horas por dia, mas agora são 8 horas de treinos diários. Na competição que terá duração de 16 a 18 horas, ele teria que montar toda parte elétrica de uma residência inteligente e fazer a programação no computador para casa funcionar sozinha”, explicou Barriento.

Ainda segundo o professor, todos os Senais do Paraná estarão na WorldSkills e o competidor de Umuarama será o primeiro surdo a participar da competição. “Ele sabe fazer, vem estudando muito para isso. A dificuldade que ele poderia ter é em relação se um parafuso cair e ele não escutar, porém essas situações ele já traçou caminhos no seu cérebro para superar”, ressaltou.

familia-sesi-umuarmaa

O COMPETIDOR

Em seu box de estudos, Thiago analisa os projetos elétricos cuidadosamente, corta, parafusa, emenda, projeta e programa, com uma concentração surpreendente. “Ele é muito dedicado e tem bastante expectativa para ganhar, pois estuda muito. Ele fica oito horas em pé todos os dias estudando. Mas o que orientamos é para ele aceitar as oportunidades e ser feliz acima de tudo”, confidenciou a mãe de Thiago, Lídia Gomes Ferreira.

Tinha na minha cabeça que precisava vencer em primeiro lugar e isso estava me deixando muito ansioso. Mas o professor me ajudou e minha mãe aconselhando, pois se eu não vencer faz parte, vou continuar seguindo a vida normal. Mas isso não significa que não tenho que me dedicar ao máximo para conquistar o primeiro lugar”, falou Thiago.

O jovem competidor ressaltou que no começo dos treinos os projetos eram difíceis, mas com a evolução as tarefas ficaram fáceis. Entretanto, a dificuldade vem aumenta, pois os projetos vão ficando mais elaborados. “Concentração e tranquilidade será a chave para a vitória do Thiago”, explicou o professor Alan Barriento.

A COMPETIÇÃO

Os melhores alunos de todas as unidades do Senai do Paraná vão participar da competição WorldSkills em Curitiba. O evento será realizado em uma semana iniciando no dia 15 de julho e o vencedor irá representar o Paraná na fase nacional. Em 2021 o campeão brasileiro parte para o mundial que será disputado na China, onde enfrentará os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.