Umuarama

Empreendedorismo

Jovem casal troca cidade pelo campo e faz nascer agroindústria de queijos e geleias

29/06/2020 08H30

sitio_tupa_umuarama_queijo

Tereza Sassaki e Thiago Alexandre Uliana deixaram a cidade rumo ao campo com a ideia de iniciar a vida de casal e também financeira. Os jovens começaram a empreender no meio rural com o gado de corte, leite e banana, mas foi na agroindústria produzindo queijos, geleias e banana chips, que eles viram o sonho começar a ser concretizado.

Nos cinco anos do casal atuando na produção rural, nasceu a marca Sítio Tupã e segundo Thiago, a situação financeira na propriedade rural começou a melhorar quando começaram a transformar os alimentos e agregar valor aos produtos. “Começamos com o gado de corte e leite. Porém começaram a pagar muito pouco, principalmente no leite, o que inviabilizou a produção”, explicou.

Com a queda na renda do leite, Tereza e Thiago começaram a produzir banana chips e queijo frescal e nozinho para vender na Feira Agroecológica Faísca em Umuarama. “Foi aí que acabamos vendendo o gado de leite e corte, para investir na agroindústria com a produção de banana chips e queijo”, explicou Uliana.

geleias_queijos_umuarama

PANDEMIA

Mas como nada na vida é estável, na pandemia do coronavírus os produtos do Sítio Tupã tiveram outra reviravolta e para melhor. A banana chips que era o produto de maior fluxo de venda deu lugar aos queijos. “Com a pandemia no começo tivemos problemas, pois a feira teve que parar. Mas não desistimos e intensificamos as vendas pela internet, foi quando os queijos começaram a sair mais e as coisas começaram a alavancar”, disse Tereza.

COMO COMPRAR?

Utilizando as redes sociais, (Facebook e Instagram) e o whatsapp (44 9871-0680) o casal vende queijo frescal, meia cura, nozinho tradicional (com orégano ou orégano e pimenta) e provolone. Além dos queijos especiais maturados na cerveja, café e vinho. O casal ainda produz geleias de maçã com canela, maracujá, pimenta, gengibre e em períodos de frutas geleia de goiaba, amora e jabuticaba. A produção segue com os licores de amarula, café e jabuticaba.

“Utilizamo as redes sociais para expor e vender os produtos, no whatsapp construímos uma lista de transmissão onde mandamos os produtos e as pessoas fazem os pedidos. Também estamos construindo um site”, explicou Thiago Alexandre.

No sistema delivery, Thiago e Tereza entregam as encomendas três vezes por semana, segunda, quarta e sexta-feira. “As redes sociais e o boca a boca, nos deram uma visibilidade muito boa e o delivery surpreendeu”, disse a empresária rural.

queijos_especiais_umuarama

FUTURO

Na busca de conquistar seu espaço em Umuarama e região, o casal está finalizando os últimos detalhes para o registro dos produtos e também vislumbrando quais os caminhos do futuro. “Como tenho muitos parentes em São Paulo, queremos enviar as geleias para lá. Mas isso depois que o mercado local ficar estabilizado”, noticiou Tereza.