Umuarama

Arte e Cultura

Jovem artista plástico de Umuarama ganha o mundo com sua sensibilidade

14/05/2023 08H35

Jornal Ilustrado - Jovem artista plástico de Umuarama ganha o mundo com sua sensibilidade

Com obras em várias partes do mundo, o umuaramense Marcelo Benites começou sua jornada pelas artes aos 10 anos e hoje se transformou em uma referência com os pincéis. Na sua exposição, junto de artistas convidados, o artista plástico recebeu o jornal Umuarama Ilustrado e falou sobre sua carreira e o sentido da arte.

Com 11 anos Marcelo ingressou nas aulas de pintura apoiado pela família. O jovem caminhou pelas telas e tintas por algum tempo até começar na carreira de modelo. Como modelo, Benites lembrou que viajou e morou em diversos Estados do Brasil, mas a criação artística nunca abandonou sua alma. “Morei em vários lugares e nessas cidades eu descobria os artistas que dominavam certas técnicas. Eu os procurava e fazia aulas com eles, como na Escola de Arte Jehovah Santos e com o Douglas Frasquetti. Foi assim que adquiri uma ampla gama de estilos de pintura”, contou.

Em meio às passarelas, fotos e demais trabalhos como modelo, Marcelo Benites aterrissou em Maringá e foi na Cidade Canção que o modelo começou a dar lugar definitivamente ao artista plástico. “Meus vizinhos viam meus quadros, pois muitas vezes eu carregava os quadros emoldurados escada acima e abaixo. Eles começaram a perguntar se eu dava aulas de pintura. Antes que eu percebesse, eu tinha mais alunos e ganhava mais dinheiro do que em outros trabalhos. A pintura tornou-se minha profissão”.

Jornal Ilustrado - Jovem artista plástico de Umuarama ganha o mundo com sua sensibilidade

Com um atelier escola funcionando em Umuarama há 12 anos, o artista de Umuarama também viaja o mundo promovendo workshop de sua técnica única. “Graças a Deus temos muitos alunos, e esse ano já estamos lotados. Ensinamos pintura em diversas superfícies, como cerâmica, porcelana, tela e madeira. Nosso espaço virou um local de troca de conhecimento, frequentemente artistas experientes vêm à nossa escola para aperfeiçoar suas habilidades e compartilhar suas experiências”, explicou.

A ARTE

Jornal Ilustrado - Jovem artista plástico de Umuarama ganha o mundo com sua sensibilidade

Tendo experimentado a arte desde garoto, Benites vê a criação artística como além do sucesso financeiro, mas como uma necessidade mundial. “As pessoas entram em uma exposição, pois acham os trabalhos bonitos, mas quando explicamos o significado de cada pintura e a motivação por trás dela, tudo se conecta e seus olhos brilham. A arte eleva nossas almas, nos tira da realidade e expande nossa consciência. Uma pintura não é apenas uma representação de algo, ela permite-nos fazer e conseguir coisas que a realidade não permite e evoca diferentes emoções. O mundo precisa de arte”, conta.

Marcel Benites convida as pessoas para visitarem seu ateliê na avenida Rondônia, em Umuarama, e vivenciar a arte, ver as peças, aprenderem as técnicas e se conectarem com a arte.