Arquivo

Jornada da Unipar recebe contador do Tribunal de Contas do Paraná

23/08/2018 00H00

Umuarama – Com mais de 500 participantes, a 18ª Jornada de Estudos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, superou as expectativas dos organizadores. O evento reuniu acadêmicos de todas as turmas e alunos do Colégio Pedro II. O Reitor Carlos Eduardo Garcia prestigiou. Palestras de ex-alunos do curso que se destacam no mercado de trabalho marcaram a programação.
O contador do Tribunal de Contas do Paraná, Edson Custódio, foi um deles. Ele veio de Curitiba para falar sobre ‘Atuação do profissional da contabilidade no setor público’. Depois dele falou o egresso Cleiton Cesar, que é contador e administrador do Grupo Gazin. Em sua palestra ele focou ‘O profissional contábil frente às inovações tecnológicas’. O debate sobre ‘O direito e a (in) segurança jurídica em razão da fragilidade das decisões judiciais’ ficou por conta do coordenador do curso de mestrado em Direito Processual e Cidadania da Unipar, professor Celso Hiroshi Iocohama. Durante a Jornada também foi realizada a entrega de prêmio ao aluno que obteve a maior pontuação da turma no primeiro Exame de Suficiência deste ano.
O contemplado foi o formando Pedro Henrique Meireles, que acertou 39 das 50 questões. Ele ganhou um kit contendo livros de contabilidade e de outras áreas. O coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, diz que os palestrantes cativaram os estudantes. “Eles deram verdadeiras aulas de motivação”, frisa, acrescentando que a participação dos alunos foi muito boa. “Nossos alunos sempre correspondem, porque reconhecem o quanto são importantes para a complementação dos conhecimentos estes debates fora da sala da aula”, afirma.
Como acontece todos os anos, a Jornada de Estudos de Ciências Contábeis abre espaço para as artes. Desta vez, o evento foi ilustrado com peça teatral encenada pelo grupo Arte Acadêmica, da Unipar/Unidade de Paranavaí. Na Jornada também teve gesto de solidariedade. Via projeto de extensão Responsabilidade Social e Cidadania, os estudantes doaram mais de 500 peças de roupas e calçados. Os donativos foram entregues para a Fundação Cândido Garcia, que destinará uma parte para entidades filantrópicas e o restante para o projeto Varal Solidário, da própria Fundação.