UMUARAMA
Realizada pela Prefeitura, com organização conjunta entre as secretarias municipais de Educação e de Esporte e Lazer, chegou ao fim na tarde da última terça-feira, 19, mais uma edição dos Jogos Infantis de Umuarama – JIUs 2023. A competição começou com uma bonita cerimônia de abertura no Ginásio de Esportes Professor Amario Vieira da Costa, em 11/09, reunindo um grande público.
A fase de classificação dos jogos foi desenvolvida de 12 a 14 de setembro, definindo as equipes e atletas finalistas de cada esporte. Foram disputadas as modalidades de futsal pré-desportivo masculino e feminino, basquetebol pré-desportivo masculino e feminino, bola queimada masculino e feminino, boliche misto, chute ao minigol misto, corrida mista e bola ao alvo masculino e feminino.
A festa do esporte educacional teve a participação de 2.200 estudantes de 22 escolas municipais e culminou com as finais das modalidades coletivas e a premiação aos classificados até o 4º lugar, em cada esporte. Prestigiaram as finais o prefeito Celso Pozzobom, a secretária de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, e o secretário de Esportes e Lazer, Anderson Gasparetto.
Além de apreciarem os jogos, as autoridades fizeram a entrega das medalhas aos alunos/atletas. No encerramento da competição também foi entregue aos gestores de cada unidade educacional um troféu de participação como agradecimento pelo empenho e dedicação para que o evento se tornasse um sucesso.
O prefeito Celso Pozzobom ficou encantado com a organização e também ao ver os estudantes cantando o Hino de Umuarama na cerimônia de abertura, bem como a emoção que aflorava em cada jogo disputado, independentemente do resultado.
“Os alunos demonstraram muita alegria e se envolveram de verdade na competição”, disse Pozzobom. Ao entregar os troféus e medalhas o prefeito pediu que cada gestor enviasse os agradecimentos aos alunos e especialmente aos professores, “que ensinaram, motivaram e confortaram seus estudantes, diante de resultados felizes ou adversos”.
A secretária Mauriza Lima destacou que “é encantador ver os estudantes vivenciando práticas trabalhadas no componente curricular de Educação Física”, e apontou que o município vem tentando melhorar a cada dia a estrutura das unidades para essas aulas.
O secretário Anderson Gasparetto – mais conhecido como Gaspar – frisou que “esporte e educação andam de mãos dadas” e que “o sucesso desse evento só foi possível porque ambas as secretarias fizeram uma parceria de excelência”. E concluiu: “Espero que em 2024 tenhamos uma edição dos JIUs ainda melhor”, destacando o trabalho dos coordenadores – professor Fábio Sakata, da Educação, e Karina Moares, da área do esporte.