Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

Jogando conversa fora

11/11/2019 22H20

É bom bater papo com as pessoas e jogar conversa fora. Lembro dos tempos em que convivi com meu pai. De comunicação fácil, fosse com quem fosse, ele adorava um bom papo. Também por isso ele era benquisto por todos. Gostava de ir a cavalo para a Igreja e para o bolicho. No caminho, enroscava com quem encontrasse pelo caminho e vivia atrasando o almoço, coisa que irritava mamãe. -Véio, ela ameaçava, um dia vou te deixar sem bóia-. Eu admirava esse seu jeito de ser e de valorizar as pessoas sem preconceito algum. Eu gostava disso e me enchia de orgulho do meu pai.

Nesta semana as rodas de conversas que falam do tempo, de futebol, do preço das coisas e coisas quetais, também falam da libertação do ex-Presidente Lula. Nem podia ser diferente. E não é nada tão relevante ou extraordinário. Uns gostaram, outros não. E daí? Medalhas têm dois lados, fatos têm versões e as coisas são e não são ao mesmo tempo. São, ato e potência como ensina a Ontologia. A Democracia exige respeito à pluralidade, ao debate e à discussão de idéias. E mais importante: respeito à idéia do outro. Quem não gosta disso tem nome: é ditador, autoritário, déspota e partidário do totalitarismo, seja de direita e de esquerda. Em qualquer desses lados, a ditadura não presta.

Outra conversa é a decisão do STJ que aboliu a prisão de quem recorre de condenação criminal em segunda instância. Deveria ter sido 11 a zero, mas a turma que não gostou xinga Ministros e até propõe a extinção do Supremo e a volta ao AI-5. Ou é ignorância quanto à cláusula pétrea da presunção de inocência ou é vezo autoritário. Se essa gente tivesse vivido n´alguma ditadura, seja de direita ou de esquerda, não falaria tanta asneira.

A crítica que tenho é com a demora da decisão e com votos tão longos. Não precisa escrever um livro para decidir. Do visto, dito e acontecido, ganha a lei e o bom senso. Perdem os extremistas. Enquanto isso, sob o manto da liberdade, que possamos continuar jogando conversa fora.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).