UMUARAMA
Entidade mineira, que desenvolve projetos para a Anatel e Anvisa, recebeu representantes da Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação
Mais que pensar alternativas para o desenvolvimento futuro de um município, gestores de visão preparam e executam projetos que garantam prosperidade e oportunidade para todos os cidadãos. E pensando exatamente em confirmar Umuarama como uma das principais cidades do Paraná – e do Brasil – para se viver e investir é que o prefeito Celso Pozzobom destacou representantes da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Inovação para ir a Minas Gerais acertar os detalhes do desenvolvimento de um projeto chamado ‘Plano de Desenvolvimento Umuarama 2050’.
A entidade que vai realização o master plan é o Instituto Dom Cabral, responsável por desenvolver projetos estruturantes para a Anatel, Receita Federal, Governo do Paraná, Anvisa e Ministério da Infraestrutura, entre outros. O secretário Junior Ceranto foi recebido pessoalmente pelo presidente-executivo do Instituto, Antonio Batista Silva Junior. “O Plano de Desenvolvimento Umuarama 2050 será um rico documento para o desenvolvimento de projetos e ações dentro da realidade e potenciais de nossa cidade, oferecendo caminhos para estabelecermos metas e objetivos reais para que Umuarama cresça e se estabeleça como referência”, explicou.
Junior Ceranto viajou acompanhado do diretor da Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação, Paulo Leon Baraniuk, do gerente da Casa do Empreendedor, Sergio Vercezi Filho, e do presidente do CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama), Valcir Simão. “Todos tivemos acesso a informações sobre sustentabilidade transversal em projetos, métodos utilizados por grandes instituições nacionais e internacionais, estratégias e modernas ferramentas para gestão pública. A reflexão sobre assuntos no setor público, envolvendo eficácia e inovação, nos ajudarão a transformar nossa cidade para as futuras gerações”, observou Baraniuk.
Um documento deve ser disponibilizado para a administração municipal dentro de poucos dias, com a proposta completa. O presidente-executivo do Dom Cabral acrescentou que as tendências e os desafios da gestão pública sugerem o desenvolvimento de ações (internas e políticas) voltadas ao desempenho dos gestores para uma atuação mais focada na sua equipe e no cidadão. “É justamente nesse contexto que a Fundação Dom Cabral vai estruturar o master plan para Umuarama e região”, pontuou.
O prefeito Celso Pozzobom acrescentou que o Plano de Desenvolvimento Umuarama 2050 é bastante abrangente e seguramente vai interferir na realidade econômica e social não só dos cidadãos que moram aqui, mas em cidades da região. “É impossível pensar em um bom projeto de desenvolvimento que não tenha esse conceito de regional: Umuarama é polo e referência, sede e núcleo que impulsiona a vida de mais de 300 mil pessoas. Por isso é fundamental prepararmos a Capital da Amizade para que seja cada vez mais essa força motriz de toda uma região”, afirmou.