Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

Instituições que nos honram

21/11/2022 20H51

Jornal Ilustrado - Instituições que nos honram

       No domingo passado, o jornal “Umuarama Ilustrado” fez uma reportagem deliciosa sobre a atuação dos agentes de trânsito de Umuarama. Preciso repercuti-la pela exceção que é em meio às truculências e abusos policiais mundo afora. Tem bons policiais, e muitos. Mas, gostaria que aprendessem com nossa Guarda Municipal e nossos Agentes de Trânsito. Diria que se espelhassem neles, mas ainda acho que uma câmara na lapela faria bem.

       Diz a reportagem que os agentes de trânsito não multaram uma cidadã, o que poderiam ter feito, porque estacionou o carro em lugar proibido em razão de um pneu que furou. Não só não multaram. Ainda auxiliaram aquela senhora para chegar à borracharia. Não é corriqueiro. È gesto de grandeza que faz parte da filosofia da Instituição. Lá, a educação precede à repressão. Tem mais: N´outro episódio, os agentes foram excepcionalmente prestativos ao ajudar a trocar a roda de um carro que soltara e que obstruía o tráfego na Av. Paraná. Essas tarefas não são obrigação dos agentes. Brotam da alma que quer servir o cidadão que anda na cidade, antes de penalizá-lo com o rigor da lei.

        As leis são boas e serão melhores quando bem aplicadas. Às vezes o justo pede doçura e bom senso. N´outras, o rigor se impõe. Confesso que a Guarda Municipal de Umuarama é outra instituição que tem meu carinho explícito. Acompanho-a desde a sua criação nos idos da gestão de Alexandre Ceranto. Pode ser que tenha, mas a minha memória não registra um abuso sequer contra cidadão algum. Tomara que eu não morda a língua, mas ao que tenho visto, há um princípio fincado no respeito às pessoas que guia a instituição. Isso é muito bom e tem que ser dito, apreendido e aplaudido. Já escrevi e partilhei com o ilustrado leitor do “Umuarama Ilustrado”, a beleza que são os anjinhos das ruas de Umuarama, idealizados na gestão da Dianês Piffer. Olhos abertos, vão educando e admoestando quem corre demais em nossas vias públicas, sem deixar de parabenizar os que andam na velocidade permitida. Que nunca desapareça a filosofia educadora da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito de Umuarama, instituições que nos honram.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).