EM UMUARAMA
Restam poucas vagas para o curso ‘Técnicas Para Garçons’, capacitação gratuita oferecida pela Prefeitura de Umuarama por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, mas com o objetivo de dar oportunidade para mais profissionais que atuam na área, o prazo para fazer as inscrições foi prorrogado até o dia 21 de agosto.
A primeira aula será neste mesmo dia, das 19h às 22h.Segundo o secretário municipal de Indústria e Comércio, Junior Ceranto, a capacitação é totalmente gratuita e busca preparar mais profissionais para atuarem no atendimento em estabelecimentos que prestam serviços de alimentos e bebidas, atendimento aos clientes, técnicas de venda e organização do ambiente de trabalho.
“O curso é uma parceria que fizemos com o Senac de Umuarama, que é uma referência em treinamentos e capacitações profissionais. São cinco semanas, totalizando 15 horas-aula, sempre às segundas-feiras das 19h às 22h”, indica.
O objetivo, segundo Junior Ceranto, é oferecer aperfeiçoamento aos garçons, apresentando técnicas exclusivas para a satisfação dos clientes. “Trata-se de um super curso, completo, mas as vagas são limitadas a 15 alunos. Os outros inscritos vão ficar em uma fila de espera, uma espécie de cadastro de reserva. Outro ponto que frisamos é que, se o aluno se inscrever e não aparecer, ele automaticamente perde o direito a fazer o curso grátis”, alerta.
As aulas serão realizadas no Senac, com aulas ministradas por professores graduados e reconhecidos pelo alto padrão de qualidade. “As matrículas devem ser feitas na Agência do Trabalhador, responsável pela coordenação da capacitação, que conta ainda com a parceria da Casa do Empreendedor, apresentando documentos pessoais com foto, comprovante de residência e um comprovante de atuação na área de atendimento ao público no setor da gastronomia”, indica.
O conteúdo do curso inclui, entre outros pontos, boas práticas para serviço de alimentação quanto a higiene pessoal, ambiental, equipamentos, móveis, utensílios de trabalho e insumos. “O aluno também vai aprender sobre como preparar um mise em place [pronuncia-se mizanpláss, termo francês que indica a ordem correta de apresentar e servir], utensílios, rouparia, arranjos, serviços intermediários (como colocação e retirada de utensílios e insumos) e técnicas de montagem e retirada de mesas (desembaraço)”, explica.
O secretário acrescenta que o curso ainda vai apresentar técnicas do uso da bandeja (bandeja redonda, bandeja retangular, transporte dos pratos, copos, garrafas e alimentos), tipos de serviços em alimentos e bebidas, serviço de buffet, empratados, inglesa direta e indireta, serviço de bebidas (serviço de vinhos) e sequência de serviço.
“Outra parte muito importante do curso é a qualidade no atendimento ao cliente em si, com atendimento, sugestão, vendas proativas, vendas por atributo, efetivação da venda e fidelização do cliente”, aponta.
Finalmente o curso vai abordar técnicas de preparo de alimentos a frente do cliente, como saladas, pratos principais e sobremesas. “O aluno também vai aprender sobre vendas de alimentos e bebidas, etapas e técnicas de vendas, contas, sistema de abertura, fechamento e formas de pagamento (dinheiro, cheque, cartão, voucher)”, esclarece.