Variedades

UMUARAMA

Infectologista ministra aula para acadêmicos de Medicina da Unipar

20/05/2024 17H45

Jornal Ilustrado - Infectologista ministra aula para acadêmicos de Medicina da Unipar

Dentro de seu programa permanente de capacitações e campanhas informativas sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), o Ambulatório de Infectologia de Umuarama tem em seu cronograma de atividades ações que incluem treinamentos em instituições de ensino e empresas. Na última sexta-feira (17), por exemplo, o médico infectologista Dr. Ricardo Delfini Perci, ministrou aula especial para acadêmicos do 2º ano de Medicina da Unipar (Universidade Paranaense).

O médico destaca que a parceria com a Unipar, inclusive, além de promover o conhecimento sobre o tema, desperta nos acadêmicos um espírito mais aguçado e um olhar mais cuidadoso a respeito da importância da prevenção de ISTs (como a sífilis, o HIV-Aids e as hepatites virais) e da difusão a um número maior de pessoas das principais atribuições do Ambulatório de Infectologia de Umuarama, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Ele relata que realizar ações de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis é apenas uma das atividades desenvolvidas no Ambulatório Municipal de Infectologia, um dos mais atuantes do Paraná na promoção e cuidados da saúde. “A cada mês os profissionais dedicam-se a campanhas específicas. Nesta aula-capacitação, apresentamos aos acadêmicos falamos sobre como funciona o aconselhamento pré e pós teste rápido para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C”, conta.

O infectologista citou que só entre os dias 1° de janeiro e 8 de maio deste ano, foram confirmados 16 casos de aids, 7 de sífilis, 4 de hepatite B, 5 de hanseníase, 14 de tuberculose e mais um de leishmaniose. “Ou seja, só em 2024 já temos 46 pessoas que chegam para realizar tratamentos no Ambulatório. Hoje temos cerca de 300 pacientes em acompanhamento, tudo sem custo algum, feito por profissionais capacitadíssimos”, comenta.

A psicóloga Lucinéia Ceolin, que faz parte da equipe de profissionais de saúde que compõem o Ambulatório de Infectologia, a estagiária de psicologia Lorena Ruiz, e a farmacêutica Léa Diamantino, responsável pela dispensação de medicamentos, também apresentaram dados sobre o Ambulatório.

Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório de Infectologia, indica que os pacientes têm, desde o primeiro momento em que fazem uma triagem, têm acompanhamento multiprofissional nos tratamentos. “Desde aconselhamentos psicológicos, fundamentais para que o cidadão/paciente tenha todas as informações possíveis e necessárias para que seu processo de tratamento seja completo”, informa.

SERVIÇO – AMBULATÓRIO DE INFECTOLOGIA DE UMUARAMA – Av. Rio Branco n° 4488 – Zona I – Acesso pela rua Perobal – Telefones: (44) 3906-1033 e (44) 98457-1044.