Umuarama

Desenvolvimento

Indústria de reciclagem de metais ampliará atividades, com apoio do Prodeu

28/02/2019 08H58

O Programa de Desenvolvimento de Umuarama (Prodeu) beneficiou mais uma empresa com a concessão de terreno para ampliação da atividade industrial. Na quarta-feira (27) o empresário Pascoal Pitioti assinou com o prefeito Celso Pozzobom, no gabinete do Executivo, o contrato de concessão de direito real de uso de imóvel público municipal, localizado no Parque Industrial do município. Com a instalação do novo espaço, a expectativa é de gerar pelo menos mais 20 empregos diretos.

A empresa beneficiada foi a Noroeste Metais, especializada em reciclagem de metais como alumínio, cobre, bronze e ferragens em geral. “Com o apoio do município, por meio do Prodeu, pretendemos implantar um novo espaço onde a matéria-prima será limpa, prensada e preparada para a comercialização”, disse o empresário.

O investimento na ampliação da atividade, com implantação de nova estrutura, será de aproximadamente R$ 500 mil. “O Prodeu é um programa que caiu do céu, muito bom para nós empresários, pois ajuda a desenvolver as nossas empresas e gerar mais empregos”, apontou Pitioti.

Nos últimos dias, várias empresas têm aderido ao programa para obter a concessão de terrenos, a fim de expandir suas atividades. O prefeito Celso Pozzobom lembra que as concessões inicialmente são temporárias (pelo prazo de 5 anos), “mas decorrido este período, caso as empresas mantenham a saúde financeira e os empregos gerados, a posse passa a ser definitiva”, acrescentou.

Este é um estímulo que o município oferece, continua Pozzobom, “para fortalecer a atração de novas indústrias e também o crescimento das empresas que já atuam em Umuarama e que apresentem potencial de crescimento. O Prodeu é muito criterioso na seleção de propostas, que são definidas após concorrência pública e amplamente divulgadas, para assegurar a transparência”, afirmou.

“É uma relação de confiança que se estabelece entre o município e o setor produtivo, com a finalidade maior de gerar empregos, promover o desenvolvimento e o crescimento econômico do município”, assegurou o prefeito. A opinião é compartilhada pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro, também presente à assinatura do contrato.

“As empresas beneficiadas precisam comprovar o potencial de investimento e precisam seguir todas as exigências do programa, para usufruírem do terreno e almejar a posse definitiva. Com isso, ganha a população – com mais empregos e renda –, a empresa e o município, através do crescimento da arrecadação”, completou o secretário.

Além do empresário, do prefeito Celso Pozzobom e do secretário Douglas Bácaro, acompanharam a assinatura do contrato de concessão do imóvel os vereadores Júnior Ceranto, Newton Soares e Maria Ornelas, além do coordenador da Casa do Empreendedor, Paulo Leon Baraniuk.