Umuarama

ALERTA

Incidência de escorpião amarelo em Umuarama começa a crescer com calor e umidade

04/11/2020 09H28

ESCORPIÃO_umuarama

Com o fim do inverno e as temperaturas aumentando, a Vigilância Ambiental de Umuarama alerta os umuaramenses para o registro de aparecimento do escorpião amarelo (Tityus serrulatus). Como a Dengue, o combate ao animal peçonhento parte da consciência da comunidade, que precisa deixar os quintais e terrenos vazios livres de entulhos e lixo.

Segundo dados municipais, entre setembro e outubro foram capturados 38 escorpiões em bairros de Umuarama, além da realização de 48 orientações para famílias.
Os bairros próximos a Praça dos Anchieta e da Universidade Paranaense (Unipar), são as regiões com maior incidência do animal.

Entretanto, os novos bairros de Umuarama também estão registrando a presença do escorpião amarelo, devido o acumulo de entulho da construção civil depositado de forma irregular, em terrenos vazios. Os restos de materiais de construção, que deveriam ser colocados em caçambas, estão amontoados a céu aberto e formando criadouros para o aracnídeo.

COMO EVITAR?

Segundo as autoridades de saúde, a comunidade tem papel principal no combate ao escorpião amarelo, tendo que manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões.

Nas casas que possuem gramado, ele deve ser mantido aparado. Outra recomendação é não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos e usar luvas e botas de raspas de couro para realizar atividades que representem certo risco, como manusear entulhos e materiais de construção e nas atividades de jardinagem.

Caso for identificado uma residência com entulho acumulado ou terrenos, essa situação deve ser relatada para o setor responsável de fiscalização da Prefeitura de Umuarama. Como também, se for identificado um escorpião em seu bairro, o umuaramense deve reportar para Vigilância Ambiental do Município.

CUIDADOS

Para evitar a entrada dos escorpiões nas casas e apartamentos, a recomendação é de usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes, e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los. Além disso, dedetizar para eliminar baratas e grilos também é essencial, pois os insetos são alimento do escorpião amarelo.

Fique alerta

O período do verão, de dezembro a março, exige ainda maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões, pois o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento destes animais, que se abrigam em esgotos e entulhos. Os escorpiões que habitam o meio urbano se alimentam principalmente de baratas, portanto são comuns também em locais próximos a áreas com acúmulo de lixo. A adoção de hábitos simples é fundamental para prevenir acidentes.

O que fazer se for picado?

A recomendação é ir imediatamente para o Pronto Atendimento ou Unidade de Saúde mais próxima. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.