Cotidiano

SOLIDARIEDADE

Incêndio destrói parte de residência no Parque Industrial e família precisa de ajuda para recomeçar

27/06/2024 17H36

Jornal Ilustrado - Incêndio destrói parte de residência no Parque Industrial e família precisa de ajuda para recomeçar

Uma família perdeu parte da casa e dos móveis em um incêndio de grandes proporções no Parque Industrial, na rua Valdemir Menegassi, em Umuarama. O fogo começou por volta das 14 horas em um fogão a lenha usado para cozinhar as refeições e como a habitação era em madeira, rapidamente as chamas se alastraram.

Os quatro moradores, sendo 3 idosos, com idade entre 66,68 e 93 anos e um homem de 43 anos, não tiveram ferimentos. Os dois cachorros de estimação da família e algumas galinhas não conseguiram sair dos cômodos e morreram carbonizados.

Apesar da ação rápida dos bombeiros, o fogo atingiu o beiral da parte da construção que é em alvenaria e danificou uma das paredes, segundo o morador de 43 anos. “A parede ficou toda rachada e torta. Ficou condenada”, salientou, muito nervoso. Parte dos móveis também foi danificada ou pelas chamas ou pela água para conter o fogo.

Jornal Ilustrado - Incêndio destrói parte de residência no Parque Industrial e família precisa de ajuda para recomeçar

FOGO

A construção destruída era toda em madeira e tinha entre 15 e 20 metros quadrados, segundo o tenente Tiago, do Corpo de Bombeiros. Quando os militares chegaram ao local abriram frentes de água nas casas vizinhas além da residência, para evitar que as chamas, que já estavam altas, fossem para os imóveis vizinhos. Para controlar e extinguir o incêndio foram usados entre seis e sete mil litros de água além de sete bombeiros e dois caminhões-tanques.

“Até o meu tanquinho com roupa dentro foi queimado. Não sobrou nada”, lamentou dona Maria Holanda dos Santos, 66 anos. Ela tem problemas de saúde e vive na residência com o esposo de 66, único provedor da família.

Jornal Ilustrado - Incêndio destrói parte de residência no Parque Industrial e família precisa de ajuda para recomeçar

COMO AJUDAR

O filho, um homem de 43 anos, sofreu um acidente de trabalho há seis meses, após uma queda do segundo andar de um prédio, onde quebrou a coluna e acabou descobrindo uma hérnia de disco grave no mesmo local. “Preciso fazer cirurgia, mas para isso, preciso perder peso antes. Após o acidente, não consegui me ‘encostar’ porque faltou seis meses de contribuição”, explicou.

“Mas comendo só arroz e feijão sei que é difícil ele emagrecer…as verduras e os legumes tão muito caros e fica difícil comprar, né”, comentou dona Maria Holanda. A família reside no local desde 2002 e ainda divide de parede e meia parte da casa com um homem de 93 anos. “Ele não tinha para onde ir. Chegou a ficar uns 3 meses morando na rua e dai trouxemos ele para viver aqui”, contou dona Maria Holanda.

Com os danos causados pelo incêndio e a dificuldade financeira vivida pela família, ela precisa de ajuda para conseguir. Quem quiser contribuir pode ajudar com doações através da chave PIX 71863443991, que é o CPF, de dona Maria Holanda da Silva.