Umuarama

Consciência

Imprudência no trânsito continua ceifando vidas de motociclistas

28/02/2019 08H37

acidente-de-moto-umuarama

Mesmo com campanhas educativas e o apelo da mídia, os números de acidentes envolvendo motocicletas na área urbana de Umuarama continuam alto. Alguns motociclistas ainda não se conscientizaram da fragilidade de pilotar uma moto ou motoneta de forma imprudente. Nos primeiros 58 dias de 2019, o Corpo de Bombeiros já registrou 57 colisões envolvendo motos e motonetas, além de três mortes.

Os números não diferem muito de janeiro a fevereiro de 2018, quando foram registrados 58 acidentes, a maioria com vítimas. Tais números deveriam ser motivo de reflexão pelos condutores, uma vez que, ao pilotar uma motocicleta não existem equipamentos de segurança capazes de garantir a vida do motociclista.

O tenente do Corpo de Bombeiros de Umuarama, Marçal Gabriel da Costa, conta que a velocidade elevada e a falta de atenção nos cruzamentos são as maiores situações relacionados aos acidentes com motos. “Esses números são preocupantes. Registramos acidentes com motos todos os dias, principalmente nos cruzamentos e nos horários de pico”, explicou.

MORTES DO ANO

Após dias internado na UTI, Jefferson Bagarolo, 30 anos, faleceu na última terça-feira (26). Ele se envolveu em um grave acidente de trânsito no dia 10 de fevereiro, em Umuarama. Segundo testemunhas, Bagarolo seguia pela avenida Londrina e teria perdido o controle da moto ao passar por um quebra-molas. Sem conseguir retomar o controle do veículo, o jovem acabou batendo em placa de sinalização na praça Portugal. Com o choque a moto Honda Hornet 600cc ficou destruída.

O mês de fevereiro também foi marcado pela morte da motociclista, Eliane Cristina Camargo, de 52 anos. Ela foi atingida por um veículo no cruzamento da avenida Rio de Janeiro com a rua Amazonas, em Umuarama. Com o impacto, a vítima foi arremessada contra o muro de uma residência e ficou inconsciente.

Ainda em 2019, no mês de janeiro, Felipe Tissei, 29 anos, faleceu vítima de um acidente de trânsito com uma moto. De acordo com as informações, o umuaramense transitava em uma motocicleta Honda Biz, na região da Praça Sete de Setembro, quando teria perdido o controle do veículo e caído.

RESPEITO ÀS LEIS

motos-acidente-umuarama

O tenente do 25º Batalhão de Polícia Milita, tenente Thiago Shiguihara, enfatiza que se as regras de trânsito fossem cumpridas, os números de acidentes reduziriam drasticamente. “A imprudência é o maior vilão da vida do condutor. A pessoa excede a velocidade, avança preferências e não tem atenção para o fluxo das vias. A situação piora quando se trata de um motociclista, pois a segurança de uma moto é mínima. Se todos seguissem as leis e aplicassem a direção defensiva a situação do trânsito de Umuarama seria outro”, alertou.

DADOS DPVAT

Dados da Seguradora Líder mostram que a motocicleta foi a maior causa dos acidentes nos últimos cinco anos no Brasil. Somente em 2018, a moto foi responsável pelo pagamento de mais de 2 mil indenizações do Seguro DPVAT, cerca de 76% do total de benefícios pagos no período.mortes-transito-umuarama

Se analisados os acidentes envolvendo apenas os condutores, 81% das vítimas eram motociclistas, apesar da categoria representar só 27% da frota nacional de veículos no último ano. E os jovens entre 18 e 34 anos foram os principais atingidos nos dados de 2018: 50% dos casos de acidentes envolviam essa faixa etária.