Cotidiano

ENCONTRADO

Idoso com Alzheimer desaparece de lar de idosos e é encontrado em mata pelo Corpo de Bombeiros

02/05/2025 17H48

Jornal Ilustrado - Idoso com Alzheimer desaparece de lar de idosos e é encontrado em mata pelo Corpo de Bombeiros

Um idoso de 84 anos, portador de Alzheimer, desapareceu na tarde de quinta-feira (1º) do Lar de Idosos Santa Faustina, localizado no Jardim São Cristóvão, em Umuarama. O desaparecimento foi percebido durante a conferência dos internos, por volta das 17h.

As equipes da Polícia Militar foram acionadas ainda na quinta-feira e realizaram buscas na região, inclusive com apoio aéreo, mas sem sucesso. Na manhã desta sexta-feira (2), por volta das 7h40, o Corpo de Bombeiros foi chamado pela administração do lar para dar continuidade às buscas.

Segundo o tenente Tiago, responsável pela operação, as buscas começaram por volta das 9h e, cerca de uma hora depois, o idoso foi localizado em uma área de mata e banhado por água (ribanceira), nos arredores da instituição. Apesar de ter passado a noite exposto, o idoso foi encontrado em boas condições físicas, apresentando apenas sinais de cansaço e desconforto devido ao tempo fora do abrigo.

Após o resgate, o idoso foi entregue aos cuidados das irmãs responsáveis pelo lar, recebeu banho, alimentação e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica.

O Corpo de Bombeiros orienta que, em casos de desaparecimento fora de áreas urbanas ou em situações envolvendo pessoas vulneráveis, como idosos com Alzheimer, o acionamento imediato das equipes especializadas é fundamental. “Existe um protocolo de 24 horas para desaparecimentos em áreas urbanas, mas em regiões de mata ou risco, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado o quanto antes”, reforçou o tenente Tiago.