Cotidiano

ASSASSINATOS EM ICARAÍMA

Identificados oficialmente corpos dos quatro homens mortos em Icaraíma

20/09/2025 11H14

Jornal Ilustrado - Identificados oficialmente corpos dos quatro homens mortos em Icaraíma
Corpos dos quatro homens foram liberados para despedidas fúnebre para familiares

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) identificou os quatro corpos localizados na madrugada desta sexta-feira (19) em uma área rural de Icaraíma. Após 44 dias de buscas, exames de necropapiloscopia confirmaram as identidades de Alencar Gonçalves de Souza Giron, Diego Henrique Affonso, Rafael Juliano Marascalchi e Robishley Hirnani de Oliveira.

O corpo de Alencar foi sepultado no sábado em uma cerimônia reservada à família e amigos em Icaraíma. Já os corpos dos demais homens seguiram para São José do Rio Preto e Olímpia, ambas no interior paulista.

“Quero parabenizar os papiloscopistas da Polícia Civil do Paraná pelo trabalho exemplar na identificação das vítimas. Graças à dedicação desses profissionais, conseguimos trazer respostas às famílias e à sociedade sobre a ocorrência de Icaraíma. Esse é um exemplo claro de como a ciência e a técnica fortalecem a segurança pública do nosso Estado”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Digitais

Os exames de necropapiloscopia foram realizados por papiloscopistas da PCPR. A técnica permite coletar as impressões digitais dos corpos e compará-las com os registros oficiais já existentes. Por meio dessa análise detalhada das linhas e desenhos únicos das digitais, é possível confirmar a identidade das vítimas com segurança e precisão.

Descoberta

No caso de Icaraíma, foram encontradas quatro vítimas: o contratante dos cobradores de dívida, Alencar Gonçalves de Souza Giron, e os três cobradores que saíram do interior de São Paulo no início de agosto — Diego Henrique Affonso, Rafael Juliano Marascalchi e Robishley Hirnani de Oliveira.

Todos estavam enterrados na área rural em um ponto conhecido como Mata do Tenente, no distrito de Vila Rica do Ivaí, em Icaraíma. São cerca de dez mil metros quadrados de vegetação fechada. O veículo dos cobradores, uma pick-up Fiat Toro branca foi encontrada no último dia 12 enterrada em um bunker a cerca de 650 metros de onde os corpos estavam. O carro apresentava muitas perfurações por arma de fogo.

Sigilo

Segundo o delegado-chefe da 7ª SDP. Gabriel Menezes, os trabalhos investigativos continuam, mas em sigilo, para não prejudicar o andamento do inquérito. Na sexta, Menezes pediu a compreensão e paciência para familiares, para a comunidade e também para a imprensa.

Suspeitos

Até o momento a justiça decretou a prisão provisória de dois suspeitos de envolvimento no crime. São Antonio Buscariollo e seu filho Paulo Ricardo Buscariollo. Segundo a polícia, um desacordo comercial entre a família Buscariollo e Alencar Gonçalves resultou nos quatro homens assassinados. Alencar teria vendido uma propriedade para o suspeito pelo valor de R$ 255 mil em 10 parcelas de R$ 25 mil cada. Um ano após a negociação e sem receber nenhum valor, ele contratou os cobradores paulistas.

Na sexta-feira, o advogado dos suspeitos, Renan Farah, divulgou uma nota a imprensa onde afirmou que seus clientes são inocentes e que por isso não vão se entregar à polícia. Também reiterou que ele e os Buscariollo estariam sendo ameaçados, mas não especificou a origem dessas supostas ameaças.