Região

ANIVERSÁRIO

Icaraíma completa 61 anos neste domingo, 25 de julho, em franco desenvolvimento

24/07/2021 14H11

Prefeito Marcos Alex faz balanço positivo e parabeniza a cidade de Icaraíma e sua população

Uma cidade simples, aconchegante e de um povo acolhedor. Fundada em 25 de julho de 1956, Icaraíma completa neste domingo (25), 61 anos de emancipação política.

No início da década de cinquenta, o lugar já estava sendo povoado com pessoas que deixavam o norte e o nordeste do país. Também chegavam os imigrantes portugueses, italianos, espanhóis e paraguaios em busca do solo fértil e promissor. No ano de 1955 a Cobrinco — Companhia Brasileira de Imigração e Colonização dirigida então pelo Sr. Hermes Vissoto, iniciou o loteamento, desmatamento e o planejamento do município, transformando a floresta existente no marco de uma nova cidade do noroeste paranaense. Com a colonização e a distribuição das terras aos primeiros colonos, era necessário criar uma referência no setor agrícola e com a expansão da cultura cafeeira no país, Icaraíma tinha no seu solo características favoráveis para plantio do café, o que gerou o desenvolvimento econômico nos primeiros anos. Atualmente o ciclo da mandioca, a pecuária leiteira e de corte são as principais atividades da economia, bem como a valorização da agricultura familiar. A cidade conta com uma fecularia e uma indústria de laticínio, além de um comércio forte que somam juntos na evolução do município.

Em constante evolução muitas obras são executadas

Uma das bandeiras da administração do Prefeito Marcos Alex é sempre olhar para a população em geral gerando conforto e qualidade de vida. Nos últimos anos foram investidos mais de 4 milhões de reais em pavimentação asfáltica na cidade, no Porto Camargo e em Vila Rica do Ivaí, mudando o cenário dos distritos e do município em diversos aspectos e acima de tudo valorizando o potencial turístico no Porto, às margens do Rio Paraná. Com mais de quinhentos quilômetros de estradas rurais, isso também é uma das preocupações da atual gestão em manter as vias sempre em boas condições de tráfego. Para isso foi necessário investir em equipamentos e maquinários pesados. A construção da unidade de beneficiamento de pescado já está em andamento e busca incentivar a criação de peixes em tanques na área rural. Em breve a padaria comunitária será reativada com o propósito de capacitar jovens e adultos ao mercado de trabalho no ramo de confeitaria e panificação.

Obras no estádio municipal e no cemitério

Mesmo com a paralisação das atividades esportivas devido aos decretos da pandemia, o Estádio Municipal José Cardeal está recebendo uma reforma digna. Novos vestiários, banheiros para visitantes e arbitragem, além da cobertura de cinquenta por cento da arquibancada são os itens que contemplam essa reforma e vai proporcionar mais conforto para as pessoas. A quadra de areia existente nas dependências recebeu refletores para a prática das atividades esportivas no período noturno. Outro destaque nas obras promovidas pela administração do Prefeito Marcos Alex foi a reestruturação do Cemitério Municipal que recebeu uma nova câmara mortuária e novas vias de acesso interno, dando mais comodidade as pessoas que tem seus entes queridos enterrados ali.

Prefeito Marcos Alex agradece ao povo de Icaraíma

Relembrando a colonização de Icaraíma na década de cinquenta, desde a chegada dos primeiros habitantes, o Prefeito Marcos Alex faz um agradecimento especial à toda a população que ajudou na construção do município. Ele agradece também a todos os gestores que passaram pela prefeitura, onde cada um deixou a sua marca na evolução da cidade. Para ele, a gratidão sempre será eterna a todos que o conduziram no primeiro mandato e neste segundo que está em curso. “Quero de coração agradecer a todos os munícipes pela colaboração ao crescimento da nossa cidade. Agradeço ao meu vice Devair Fabris e todos os vereadores. Parabéns Icaraíma”, disse.