INCIDENTE EM MARILUZ
Mariluz – Um homem de 36 anos usando muletas morreu após entrar em confronto com a Polícia Militar na noite de domingo (13), na rua Bonfim, em Mariluz, a 35 km de Umuarama.
Luís Alberto Moreira Brasileiro estaria se recuperando de uma tentativa de homicídio que teria sofrido recentemente, segundo informado por familiares.
Ele chegou a ser socorrido por uma ambulância da Secretaria de Saúde até o Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito pouco depois.
Esse foi o segundo incidente envolvendo confronto com policiais, registrado em Mariluz nos últimos 15 dias. Na virada do ano um homem ficou ferido na perna após trocar tiros com policiais militares da cidade. Os dois casos estão sob investigação das polícias Civil e Militar.
Após o incidente, familiares e amigos se aglomeraram no entorno do local do fato e também do hospital, chegando a intimidar a equipe médica e prejudicando o socorro, segundo a Polícia Militar. Foi preciso reforço do efetivo policial de localidades e da Rotam que permaneceu na cidade até por volta das 2 horas de segunda-feira (14).
Por causa da grande movimentação, os médicos responsáveis pelo atendimento a Brasileiro teriam optado por encaminhar o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Umuarama em uma ambulância da Secretaria de Saúde. A intenção seria evitar tumulto na casa de saúde.
“Tivemos que solicitar um reforço policial para garantir a segurança da equipe médica”, afirmou o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Goioerê, capitão Renato Moreira do Espírito Santo, que abrange Mariluz. No total 10 policiais reforçaram o efetivo.
Segundo capitão Renato, os policiais envolvidos no incidente passarão por avaliação psicológica para saber se têm condições ou não de retorno as atividades normais. O oficial ainda informou que foi instaurado um Inquérito Policial Militar para apurar o que aconteceu no local. Algumas testemunhas já teriam sido ouvidas. “Pedimos que se houver outras testemunhas, se apresentem para que possam contar o que aconteceu”, afirmou o militar.
O caso também será investigado pela Polícia Civil. O Ilustrado manteve contato na tarde de segunda-feira (14) com o delegado de Cruzeiro do Oeste, Gabriel Menezes, que afirmou que oportunamente irá se manifestar sobre a investigação.
Segundo a Polícia Militar, uma equipe foi acionada via 190 informando que haveria uma confusão na Rua Bonfim e que um homem estaria armado e apontando para populares. No local os policiais teriam feito a abordagem e pedido para que Brasileiro abaixasse a arma, segundo a PM. O homem então teria efetuado um disparo. Houve revide e Brasileiro foi ferido.
“Mesmo ferido ele continuou com a arma. Somente após os policiais conseguirem afastar a arma do homem foi possível acionar o socorro”, explicou o capitão Renato. Um revólver calibre 32 municiado e que estaria com Brasileiro foi apreendido pela polícia.
Segundo a polícia, Luís Alberto Brasileiro teria passagens anteriores por crimes como violência doméstica, homicídio, roubo agravado e foi vítima de uma tentativa de homicídio anteriormente. “Era uma pessoa ligada a criminalidade”, ressaltou o militar.