Região

VIOLÊNCIA

Homem é preso suspeito de estuprar irmãs de 7 e 10 anos em Tuneiras do Oeste

18/05/2023 11H39

Jornal Ilustrado - Homem é preso suspeito de estuprar irmãs de 7 e 10 anos em Tuneiras do Oeste

Um homem, de 57 anos, foi preso na tarde desta quarta-feira (17) por estupro de vulnerável em Tuneiras do Oeste, a 51 quilômetros de Umuarama, no noroeste do Paraná. Ele é suspeito de abusar sexualmente de duas irmãs, de 7 e 10 anos. De acordo com a Polícia Civil, os abusos começaram a ser praticados no final do ano passado. À polícia, o suspeito confessou os crimes. O caso veio à tona um dia antes do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, celebrado nesta quinta-feira, dia 18 de maio.

O CRIME

Conforme o apurado, por volta das 14h00 uma equipe da Rádio Patrulha Auto (RPA) da Polícia Militar (PM) foi acionada por um agente do Conselho Tutelar informando ter recebido uma denúncia de que uma criança de 10 anos teria entrado na casa de um homem desconhecido.

Diante da suspeita, a equipe policial, acompanhada do conselheiro tutelar, foi até o local e flagrou o momento em que a menina deixava a residência do suspeito.

Questionada sobre o que estaria fazendo no local, a menina disse aos militares que havia ido receber um dinheiro relacionado à venda de uma galinha para o morador.

Entretanto, a informação repassada pela menina não foi a mesma dita pelo morador quando ele também foi questionado pelos policiais. Aos agentes de segurança, o suspeito relatou que a criança teria entrado no local para pegar goiaba.

Ao perceber que as versões não se relacionavam, um dos policiais questionou novamente a criança. Desta vez, ela contou que teria entrado no imóvel para buscar um dinheiro prometido pelo morador, momento em que o homem praticou o abuso sexual.

A criança disse ainda que o suspeito ameaçou matar ela, sua irmã e a mãe caso contasse para alguém sobre os abusos.

Após as declarações da menina, o homem foi preso e encaminhado para a 17ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Cruzeiro do Oeste.

SEGUNDA VÍTIMA

Na delegacia, ao ser ouvida através de escuta especializada por uma psicóloga, a criança confirmou os abusos e revelou que a irmã de 7 anos também era abusada pelo homem. Narrou ainda que os crimes ocorriam desde o fim de 2022.

Durante o interrogatório, o suspeito confessou os abusos e também confirmou que os crimes eram praticados há pelo menos seis meses.

Segundo a delegada responsável pelo caso, Karoline Bischoff, a Polícia Civil abriu um inquérito e apura se o homem também abusou de mais crianças no município. O suspeito foi preso em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável e permanece à disposição da justiça.

MAIO LARANJA

A cada hora três crianças são abusadas no Brasil. Cinquenta e um por cento das vítimas têm de 1 a 5 anos de idade. Os dados são da Campanha Maio Laranja, que visa a conscientizar sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A violência, em geral, é cometida por alguém próximo da vítima e quase sempre dentro de casa.

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta quinta-feira (18), busca sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de enfrentar essa violência em todos os seus níveis. A data foi instituída em memória da menina Araceli Crespo, que tinha 8 anos quando foi sequestrada, violentada e assassinada no Espírito Santo. Em 2023, o crime completa 50 anos.

ALERTA

Anualmente, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil. Somente 7,5% dos casos são denunciados, o que indica que os números podem ser maiores. Para identificar quem está sofrendo os abusos, é preciso ficar atento aos sinais. Entre eles, estão mudanças de comportamento, comportamentos infantis repentinos, silêncio predominante, mudanças súbitas de hábitos, queda no rendimento escolar, traumatismos físicos e comportamentos sexuais.

DENÚNCIAS

As denúncias possuem papel fundamental para o combate à violência de crianças e adolescentes, ela é anônima e pode ser feita por meio de ligações gratuitas, pelos números 100 e 181