Cotidiano

EM UMUARAMA

Homem com mandado em aberto por roubo, organização criminosa e violência contra mulher é preso  

13/03/2023 16H03

Jornal Ilustrado - <strong>Homem com mandado em aberto por roubo, organização criminosa e violência contra mulher é preso </strong> 

Um homem de 39 anos foi preso durante uma ação conjunta envolvendo a Guarda Municipal (GM) e a Polícia Civil (PC) da Delegacia da Mulher em Umuarama (PR), na manhã desta segunda-feira (13). De acordo com a delegada Fernanda Bertoco Mello, contra o suspeito havia mandados de prisão em aberto pelos crimes de violência contra mulher, roubo e organização criminosa.

Os mandados de violência contra mulher e roubo foram expedidos pela Vara de Execução Criminal de Umuarama, enquanto o mandado de organização criminosa foi expedido pela 8ª Vara Criminal de Curitiba.

A OCORRÊNCIA

A ocorrência foi registrada por volta das 8h30. Durante patrulhamento rotineira pela área central da cidade, uma equipe da Guarda Municipal abordou um homem suspeito na rua Aricanduva, na Zona I.

Segundo a delegada Fernanda, o homem passou aos guardas municipais uma identidade falsa e acabou passando desapercebido, sendo liberado na sequência.

Porém, a equipe da Delegacia da Mulher de Umuarama, que estava em contato com os agentes, repassou informações sobre a verdadeira identidade do suspeito, bem como sobre a existência dos mandados de prisão em aberto.

Diante disso, o suspeito foi abordado novamente pelos guardas municipais e preso. Ele foi encaminhado para a 7ª Subdivisão Policial, devendo ainda responder pelo delito de falsa identidade.

OPERAÇÃO ÁTRIA

No último dia 8, Dia Internacional da Mulher, a Delegacia da Mulher de Umuarama deflagrou a Operação Átria, objetivando intensificar as atividades policiais de combate à violência doméstica e familiar.

Durante todo o mês de março, a delegada informou que as delegacias de mulheres de todos Estado empreenderão atividades contínuas de repressão e identificação de autores de violência contra a mulher, cumprindo mandados de prisão e de busca e apreensão de armas de fogo e demais objetos ilícitos.

RELATÓRIO

Conforme relatório divulgado pela delegada, na tarde desta segunda-feira, a Operação Átria já apreendeu três armas de fogo e 603 munições contra homens suspeitos de violência doméstica e familiar.

AÇÃO CONTÍNUA

Fernanda explicou que, durante todo o mês, a equipe policial participará de atividades preventivas e ações educativas, como palestras em escolas e rodas de conversas em demais locais públicos de Umuarama, com o objetivo de informar a população e as mulheres acerca de seus direitos e prerrogativas.