APREENSÃO
Um homem de 44 anos foi preso após ser flagrado transportando 359 quilos de maconha em um veículo Kia Sportage na área rural do município de Perobal (PR), na noite desta quarta-feira (28). A prisão do suspeito aconteceu depois de vários quilômetros de perseguição policial, que somente terminou quando o condutor colidiu em um caminhão estacionado.
Conforme a Polícia Militar, o carro utilizado para o transporte da droga havia sido roubado no início do mês em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Ainda segundo a PM, o homem deve responder pelos crimes de tráfico de drogas, direção perigosa de veículo, receptação e dano.
A ABORDAGEM
A PM informou através de nota que uma equipe do grupo Rotam estava realizando patrulhamento na região quando avistou um veículo SUV cinza em alta velocidade na rodovia PR-323, sentido Perobal, que chamou a atenção por saltar lombadas, indicando suspeita de transporte de ilícitos. A equipe tentou fazer uma abordagem, mas o condutor não acatou e fugiu.
Após cerca de 5 km de perseguição, o veículo parou próximo ao trevo de Perobal, mas ao se aproximar, a equipe deparou-se com o condutor arrancando novamente e fugindo em alta velocidade. Houve uma perseguição com o apoio de outras equipes para tentar abordar o automóvel na cidade de Umuarama.
Durante o acompanhamento, a PM relatou que o condutor colocou sua vida e a de terceiros em risco, lançando o veículo contra outros carros, inclusive trafegando pela contramão. Várias tentativas de abordagem foram feitas, explicou a PM, mas o condutor continuou com a fuga.
Em um dos bloqueios realizados pelas equipes, o condutor jogou o veículo contra os policiais, desobedecendo novamente a ordem de parada. A perseguição prosseguiu até que o veículo colidiu com um caminhão estacionado em um posto de combustível. O condutor tentou fugir a pé, mas foi rapidamente contido e recebeu voz de abordagem.
No interior do carro, foi encontrada uma grande quantidade de tabletes de maconha. Além disso, foi constatado que as placas do veículo não correspondiam ao número do chassi. Após verificar o chassi, os policiais constataram que o veículo tinha sido roubado em Caxias do Sul (RS).
O condutor afirmou que pegou o veículo em Guaíra (PR) e que seguiria até a cidade de Curitibanos (SC), mas não sabia o destino final da droga. Ele alegou que receberia uma quantia de R$ 10.000,00 pelo transporte.
Diante dos fatos, o autor foi preso em flagrante e a quantidade de entorpecentes (359,50 kg) foi apreendida. O veículo e o autor foram encaminhados para a 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama para os procedimentos legais. O caminhão estacionado no posto de combustível sofreu avarias na parte frontal devido à colisão.