Cotidiano

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Homem é preso após descumprir medida protetiva de urgência em Umuarama

16/03/2023 15H59

Jornal Ilustrado - Homem é preso após descumprir medida protetiva de urgência em Umuarama

Um homem de 43 anos foi preso pela Polícia Civil, através da Delegacia da Mulher de Umuarama, por descumprir decisão judicial que concedeu medidas protetivas de urgência à sua ex-companheira.  

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito foi comunicado acerca das medidas protetivas no dia 1º de março de 2023, às 15h30.  

Porém, segundo a PC, o homem resistiu à determinação de afastamento da residência localizada no Jardim Colibri, e a ordem só pôde ser cumprida com o auxílio policial. 

No mesmo dia, às 19hrs, o suspeito descumpriu as medidas fixadas, tendo sido preso em flagrante em frente à residência da vítima. O homem, então, foi colocado em liberdade pelo Poder Judiciário no último dia 6. 

Após o fato, sua ex-companheira registrou um novo boletim de ocorrência, informando que no dia em que foi colocado em liberdade e também no dia seguinte, o suspeito descumpriu novamente a medida protetiva, entrando em contato com ela, além de ofendê-la através de redes sociais. 

A Polícia Civil comunicou o reiterado desrespeito às medidas protetivas ao Poder Judiciário, sendo decretada prisão preventiva do autor.  

Na manhã do dia 16 de março de 2023, a equipe da Delegacia da Mulher efetuou a prisão do homem, encaminhando-o à Cadeia Pública de Umuarama. 

O suspeito encontra-se à disposição do Poder Judiciário e deve responder pelos crimes de injúria e descumprimento de medidas protetivas de urgência. 

No mês de março, a Delegacia da Mulher de Umuarama deflagrou a Operação Átria, intensificando as atividades de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.  Além da referida prisão, a Unidade Policial efetuou a apreensão de 3 (três) armas de fogo e de 603 munições, bem como a prisão preventiva de outro autor de violência contra mulher, que também integrava facção criminosa.  

Ainda, durante todo o mês, a equipe policial participará de atividades preventivas e ações educativas, como palestras em escolas e rodas de conversas em demais locais públicos no município de Umuarama, com o objetivo de informar a população e as mulheres acerca de seus direitos e prerrogativas.