Cotidiano

NESTA MANHÃ

Homem condenado por estupro e tortura é preso em Umuarama  

27/07/2023 16H28

Jornal Ilustrado - Homem condenado por estupro e tortura é preso em Umuarama  

Na manhã desta quinta-feira (27). a Polícia Civil de Umuarama, por meio da Delegacia da Mulher, prendeu um homem de 55 anos no Parque Industrial, em Umuarama, condenado por estupro, tortura, posse irregular de arma de fogo e ameaça.  

De acordo com o superintendente da Delegacia da mulher de Umuarama, Rodrigo Augusto, o homem estava sendo investigado por agressões físicas cometidas contra sua companheira. 

Augusto explicou que em abril de 2022 a esposa do homem havia procurado a Delegacia da Mulher para denunciar o companheiro, pois segundo ela, havia sido agredida e ameaçada por ele. 

Conforme o superintendente, o homem foi interrogado sobre as acusações no dia 7 deste mês. Durante o interrogatório na delegacia, o suspeito forneceu informações pessoais falsas, identificando-se como “Daniel”. 

No entanto, após a realização de um exame pericial papiloscópico, que consiste na análise de impressões digitais, a Polícia Civil informou que foi possível identificar corretamente o homem.  

Nesse momento, o superintendente informou que foram encontrados três mandados de prisão em aberto no nome do investigado. As acusações que pesavam sobre ele incluíam estupro, tortura, posse irregular de arma de fogo e ameaça, totalizando uma pena de 36 anos e 5 meses de prisão. 

Conforme a Polícia Civil, diante dessa descoberta, a equipe da Delegacia da Mulher iniciou diligências para localizar e prender o suspeito. Na manhã de quinta-feira (27), os policiais civis realizaram uma operação de campana no local onde acreditavam que o homem poderia estar escondido.  

Entretanto, após receberem informações de que o suspeito estava trabalhando no Parque Industrial, a equipe policial foi até o local e conseguiu capturá-lo. 

De acordo com a Polícia Civil, o homem admitiu ter dado uma identidade falsa para evitar a prisão pelos mandados pendentes. Após sua detenção, ele foi conduzido à Cadeia Pública de Umuarama, onde ficará à disposição do Poder Judiciário para responder pelos crimes imputados. 

Ao longo de 2023, a Delegacia da Mulher de Umuarama intensificou suas atividades externas e operacionais, resultando no cumprimento de 15 mandados de prisão preventiva contra autores de violência contra mulheres, crianças e adolescentes. Esse número representa um aumento significativo em relação ao total de mandados cumpridos em 2022, que foi de cinco.