Umuarama

JOÃO CIONI NETO

Populismo e preocupação com a educação marcaram sua vida política

20/02/2019 09H40

JOÃO CIONI Populismo e preocupação com a educação marcou sua vida política
João Cioni Neto morreu no fim da tarde de terça-feira de causas naturais, em sua casa, em curitiba

Umuarama – Umuarama amanheceu mais triste. Perdeu um de seus fundadores e mais importantes representantes políticos das décadas de 1.960 e 1.970.

João Cioni Neto morreu aos 90 anos, em casa (Curitiba) e de causas naturais no fim da tarde desta terça-feira (19). O corpo chegou hoje (20) pela manhã em Umuarama. O velório acontece desde as 9 horas na capela mortuária da Acesf. O enterro está previsto para as 17 horas no Cemitério Municipal.

João Cioni Neto era natural de Descalvado (SP), mas foi no Paraná que fincou raízes e passou a maior parte de sua vida. Teve uma breve passagem por Sabáudia, no Norte do Estado, onde foi vereador em 1.955. Dois anos depois chegou a Umuarama, onde foi desbravar propriedade rural na Estrada Canelinha.

JOÃO CIONI Populismo e preocupação com a educação marcou sua vida política
João Cioni Neto em encontro com o empresário e apresentador Ratinho

VIDA PÚBLICA

Em 1.962 vem para a incipiente cidade de Umuarama e três anos após é eleito vereador. Desde então sempre teve como características o atendimento a população. “Lembro da nossa casa na rua Santa Catarina, onde se formavam filas de pessoas que meu pai atendia” relembra Antonio Cioni, um dos quatro filhos de João Cioni.

E as filas ficaram mais longas com o passar dos anos. Em 1.969 é eleito prefeito de Umuarama pela primeira vez. O bom desempenho o levou para a Assembleia Legislativa em 1.974. Dois anos depois é eleito prefeito pelo segundo mandato e volta a ocupar a cadeira de comandante da cidade, sendo o prefeito mais votado proporcionalmente no Paraná por seu partido.

Segundo Antonio Cioni, o pai sempre foi um homem público que valorizava a educação. “Eram cerca de 90 escolas municipais rurais. E toda semana ele visitava escolas. Sempre eram 10 ou 12 por vez. Chamava as crianças de ‘anjinhos da nossa nação’”, contou.

Em 1.978 com sua força política e seu prestígio, elege o filho Lúcio Cioni deputado federal, então com apenas 24 anos. Em 1.985 perde a companheira de uma vida, Alice Cione morre em um acidente de carro.

Em 2.000 João Cioni é eleito vereador e após afasta-se do palco da política. Os últimos anos de vida passou na companhia dos quatro filhos, sete netos e quatro bisnetos em Curitiba. Afastado da política, dedicou seu tempo a evangelizar e a pregar a Bíblia em hospitais e presídios da Capital do Estado. “Meu pai era uma pessoa dócil, gentil, educada. Foi um líder da comunidade que fez muito pela população de Umuarama. Esse foi seu legado”, finalizou Antonio Cioni.