Região

MUDANÇAS À VISTA

Henrique da Farmácia e Silvana chegam para fazer a mudança que Cidade Gaúcha precisa

26/11/2020 12H11

Henrique da Farmácia e Silvana durante entrevista ao Ilustrado

O prefeito eleito de Cidade Gaúcha, Henrique Domingues (PSL), o popular Henrique da Farmácia, e a vice-prefeita eleita, Silvana Maria Pereira Pauleski (Podemos), a primeira mulher a assumir um cargo no poder Executivo em toda a história do município, chegam para realizar uma gestão inovadora, com participação popular, transparência e dedicação total para tornar Cidade Gaúcha um lugar cada vez melhor para se viver.

Henrique e Silvana foram eleitos com 61% dos votos na eleição do dia 15 passado. É o resultado de uma campanha feita com poucos recursos financeiros e mais “sola de sapato”, ou seja, visita em casas, empresas, no meio rural e outros locais. Segundo eles, um dos pontos positivos das visitas foi o diálogo direto com todos os moradores. Com isso, os eleitos sabem em detalhes onde estão as carências de cada setor, de cada bairro e de cada comunidade.

Praticamente toda a carência do município está contemplada no Plano de Governo elaborado com carinho que a próxima gestão pretende cumprir à risca.

Uma prioridade: A SAÚDE

Henrique da Farmácia sempre foi atuante no cotidiano de Cidade Gaúcha e também fez parte do Conselho Municipal de Saúde por vários anos. Conhecedor das carências do setor, ele diz que a Saúde é uma das prioridades da próxima gestão e vai começar reorganizando a casa. Prefeito e vice garantem que vai ser uma gestão sem politicagem. “As pessoas serão atendidas em condições de igualdade, independente de posição política”, dizem. E todos os recursos da Saúde serão aplicados no setor a fim de garantir melhor atendimento para todos. Após assumir o cargo, o prefeito eleito vai verificar as condições de toda a infraestrutura como prédios, equipamentos, veículos e pessoal para definir as ações a serem adotadas. Isso, sem interromper o atendimento.

Já é certo que será melhorado o acesso da população aos exames e às consultas com especialistas. E será reorganizado o programa Saúde da Família, priorizando os bairros de maior necessidade. Garantir o agendamento de consultas com dignidade e eficiência aos usuários do SUS, sem a necessidade de enfrentar filas nas madrugadas.

E garantir um atendimento humanizado na rede de saúde pública, assegurando uma postura de atenção e cuidado que corresponda efetivamente à expectativa da população. E ainda valorizar o funcionalismo público com a implantação do plano de cargos e de carreira para os servidores da área, entre outras medidas.

Geração de emprego e renda é meta

Outra prioridade definida pelo prefeito eleito Henrique da Farmácia e a vice Silvana está relacionada à geração de empregos e rendas. Os próximos administradores já trabalham para atrair investimentos ao município. E logo após assumir o cargo, os gestores vão atuar para implantar o Parque Industrial na sede do município com a opção de cessão de terrenos e até barracões para os interessados em se instalar em Cidade Gaúcha.

Henrique diz que nos primeiros contatos que manteve já encontrou empresários interessados em ampliar seus negócios existentes ou aqueles que estão em buscar de mais espaços na região. Além disso, tem o incentivo ao comércio local, a fim de ajudar a fortalecer para aumentar as vendas com mais opções de produtos e preços. Com isso, os consumidores não precisarão se deslocar para outras cidades. Por mais de dez anos o prefeito eleito também fez parte da Diretoria da Associação Comercial local e sabe as carências do setor.

Outros setores

O Plano de Governo elaborado por Henrique da Farmácia e Silvana não se restringe à Saúde e Empregos, mas contempla todos os setores com uma série de investimentos seguindo pela Educação, que tem a vice-prefeita como uma experiente professora e conhecedora do meio, cheia de fôlego para ajudar o setor a se desenvolver mais.

Na Cultura, a meta é resgatar e incentivar os festejos de manifestações culturais, criação do festival da agricultura para a promoção dos agricultores e da cultura rural, criação do programa Cidade Conectada, ampliar e fortalecer a fanfarra municipal em parceria com as escolas, incentivar a descoberta de talentos locais, bem como o desenvolvimento dos talentos nas diversas áreas da cultura.

A realização de eventos esportivos e incentivos para todas as modalidades, a fim de revelar talentos e gerar mais opção de lazer e entretenimento para a população, principalmente aos adolescentes e jovens. Resgatar o passeio ciclístico, criar espaço para o skate, criação da praça de eventos, retomar os rodeios, incentivar o “Vou de Bike”, os torneios diversos, entre outros que valorizam o esporte, já que foi presidente do Sport Clube de Cidade Gaúcha em 2012 quando o time foi campeão invecto.

Medidas rigorosas também estão previstas na área da segurança pública, buscando apoio do Governo Estadual para aumentar o efetivo das polícias Militar e Civil, instalação de câmeras, entre outras ações.

Na infraestrutura, a gestão pretende também melhorar a sinalização urbana, construir portais nas entradas da cidade, construir nova sede para o pátio rodoviário, dar continuidade à pavimentação asfáltica, combater a erosão, ampliar a ciclovia, entre outros.

As medidas também são várias para a Assistência Social, o Meio Ambiente e a agropecuária que é um dos esteios da economia municipal.

AGRADECIMENTOS

Tão logo souberam os resultados das urnas, Henrique e Silvana fizeram questão de agradecer aos familiares, aos candidatos a vereador, coordenadores e outros parceiros que tiveram o tempo todo na campanha. Eles destacam ainda como fundamental o apoio dos deputados estaduais e federais e esperam a parceria de todos para uma gestão de sucesso, incluindo os governos estadual e federal. E, de mãos dadas pretendem andar com a Câmara de Vereadores para confirmar a união em prol do município. “Vamos fazer um trabalho unido e sério, respeitando a todos os que votaram e quem não votou na nossa chapa porque Cidade Gaúcha pertence ao povo e o Povo é quem vai mandar”, diz Henrique. Silvana diz que a palavra de ordem é gratidão, num primeiro momento pela vitória, e dedicação com responsabilidade e respeito ao dinheiro público quando assumirmos a Prefeitura a partir de janeiro próximo. “Deus foi o nosso coordenador e continuará guiando os nossos passos para tomarmos as decisões mais humanas e mais acertadas”, conclui.