Umuarama

Saúde

Hemonúcleo Umuarama orienta população para realizar a doação de sangue

25/03/2020 09H12

hemonúcleo-umuarama-sangue

Mesmo com as suspeitas de coronavírus em Umuarama e o pedido para as pessoas ficarem em casa, a doação de sangue continua sendo vital para salvar vidas. A cidade ainda enfrenta uma epidemia de dengue com 1395 casos, além de outras demandas que necessitam de bolsas de sangue. Neste sentido, para oferecer segurança aos doadores e sua equipe, o hemonúcleo de Umuarama idealizou estratégias sanitárias e orientações.

De acordo com Cláudio Francisconi, coordenador do Hemonúcleo regional, medidas foram tomadas para garantir a prevenção contra o coronavírus envolvendo doadores e servidores do banco de sangue. Entre as ações, agora os doadores esperam no lado de fora da unidade e devem permanecer uma distância de mais de um metro entre as pessoas.

Apenas duas pessoas entram no hemonúcleo para realizar a doação, para isso, os doadores passam por um rigoroso protocolo de assepsia. “A recomendação é que o doador já venha com a ideia da lavagem das mãos. Antes de entrar no hemonúcleo ele passa por uma higienização e essa limpeza continua em cada sala que a pessoa percorre até adoção”, explicou.

Francisconi ressaltou que o hemonúcleo não pode parar, mesmo com os riscos é preciso produzir sangue para cirurgias de emergência, plaquetas para pessoas com dengue hemorrágica, entre outras situação que necessitam de transfusão de sangue. “Mesmo com os desafios do coronavírus estamos recebendo doadores, que chegam para ajudar com as doações”, disse.