Umuarama

Doe Vida

Hemonúcleo reforça a necessidade de doação de sangue em tempos de pandemia

28/09/2021 11H04

Uma das áreas da saúde que mais têm sofrido com a pandemia do coronavírus é a de doação de sangue e medula, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Umuarama a situação não é diferente e segue os números nacionais, com as coletas de sangue reduzindo mais 20%. Em relação à medula óssea, a redução na procura para se tornar um voluntário à doação foi em torno de 30%, segundo o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

Conforme Cláudio Francisconi, coordenador do Hemonúcleo de Umuarama, a doação de sangue e de medula óssea é um gesto de solidariedade que pode salvar milhares de vidas. O sangue pode tratar terapeuticamente pacientes com patologias crônicas. Já o transplante de medula, pode significar a cura para essas pessoas.

Para Francisconi, o apelo a doação ultrapassa as fronteiras de Umuarama, pois além dos municípios da região, o hemonúcleo também atende cidades das regionais de Paranavaí, Cianorte e Toledo. “Precisamos que os moradores dos municípios da região e demais regionais atendidas por Umuarama venham doar. Entre em contato com a gente, se organize e venham doar, pois estamos precisando muito”, argumentou.

Neste sentido, a Amerios vem trabalhando para promover campanhas regionais de doação de sangue, pois os 450 ml de sangue do doador, pode ajudar até quatro pessoas e o volume retirado do corpo é reposto naturalmente pelo próprio organismo em até 72 horas.

Como agendar?

O Hemonúcleo funciona para coleta das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 15h30. Para doar, o doador pode ir até a unidade munido de documentos, mas principalmente pode agendar o horário da doação pela internet, desta forma evitando aglomerações. O processo de agendamento online é feito pelos sites: www.saude.pr.gov.br/doacao ou www.pia.pr.gov.br.

Quem pode doar?

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. Para os menores de idade é preciso apresentar autorização dos responsáveis e os idosos entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem feito antes dos 60.

A pessoa precisa pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde.

O doador pode doar até quatro vezes ao ano se for do sexo masculino e três vezes se for do sexo feminino.