Umuarama

Situação Crítica

Hemonúcleo de Umuarama está no limite e precisa de doações de sangue tipo O- e A-

31/01/2022 09H19

Jornal Ilustrado - Hemonúcleo de Umuarama está no limite e precisa de doações de sangue tipo O- e A-

Com a retomada das cirurgias, além das demais ocorrências diárias do setor da Saúde, o banco de sangue de Umuarama vem apresentando níveis críticos de bolsas coletadas, com a queda de doadores dos últimos meses. A situação não é diferente nas demais unidades de coleta em todo Paraná. Segundo a coordenadoria de Umuarama, o pedido de urgência é para todos os tipos de sangue, mas com olhar prioritário para O- e A-.

No Hemonúcleo de Umuarama a queda de doações chegou a 50% e para suprir a demanda local e regional, os servidores do banco de sangue tentam emprestar bolsas de outras unidades do Estado. O problema é que todo o Paraná vem sofrendo com a queda de doadores dificultando o intercambio das unidades do Hemepar.

O diretor do Hemonúcleo, Cláudio Francisconi, a unidade de coleta de Umuarama precisa de 35 bolsas diariamente, porém apenas 18 a 15 pessoas estão realizando a doação de sangue. “Essa semana tivemos que percorrer Maringá, Londrina, Paranavaí, Campo Mourão e Foz do Iguaçu em busca de bolsas. Estamos trabalhando no limite e em sistema de conta-gotas” alertou.

Francisconi lembrou a comunidade que “no fim o sangue humano é a única coisa que vai salvar uma vida”. Desta forma, o diretor pediu o apoio de toda comunidade de Umuarama e principalmente da região para realizar a doação. “Sabemos que doar não é obrigatório e a pessoa vai ter que despender um tempo da sua vida para realizar o ato. Não ganha nada material em troca, mas é um ato de humanidade e amor ao próximo, pois o sangue salva vidas”, alertou.

PREVENÇÃO COVID-19

A diretora ressaltou ainda que o órgão adaptou todo o fluxo de atendimento para trazer segurança na prevenção da covid-19 na hora de doar. O agendamento pode ser feito online e o atendimento é feito com número de pessoas reduzido para evitar aglomerações, com utilização de álcool gel 70% e profissionais que atuam no atendimento devidamente paramentados.

QUEM PODE?

A pessoa que quiser doar deve ter entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos apenas acompanhado pelo responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; estar em boas condições de saúde; estar descansado e alimentado (deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto.

VACINADO PODE DOAR

Pessoas imunizadas contra a covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina. A Coranovac/Butantan estabelece um prazo de 48 horas após a aplicação, como também quem recebeu vacina da gripe. Para que o cidadão possa fazer doação de sangue. A AstraZeneca/Fiocruz e a Pfizer/Comirnaty/BioNtech pedem o intervalo de sete dias para a doação.

QUEM JÁ TEVE COVID-19

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) diminuiu de 30 para 10 dias o período de espera para quem teve Covid-19 poder doar sangue. A contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a doença deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros ou unidades de coleta de sangue.

A atualização dos critérios foi feita pelo Ministério da Saúde, na terça-feira (25), em nota técnica (Nº13/2020-GSH/DAET/SAES/MS).

O documento informa que pessoas candidatas à doação de sangue que apresentaram um teste diagnóstico para SARS-CoV-2 (por exemplo, teste PCR ou pesquisa de antígenos em swab de nasofaringe) positivo, mas permanecem assintomáticas, deverão ser consideradas inaptas por um período de 10 dias da data da coleta do exame.

Para pessoas que tiveram contato próximo a um caso confirmado deverão ser consideradas inaptas pelo período de 7 dias após o último contato com essas pessoas. Não apresentando nenhum sintoma, pode doar.

Aqueles que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção deverão cumprir o isolamento indicado e só depois estarão aptos a doar.

SERVIÇO

Hemonúcleo Umuarama: Av. Manaus, 4444 – Zona Armazem, Umuarama

Telefone: (44) 3621-8300

Agendamento Online: www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue