Você sabia?
A Associação de Pais e Amigos do Autista de Umuarama e Região (AMA) comemora no próximo dia 29 de agosto sete anos de atuação. Nesta caminhada em prol de levar atendimentos especializados para pessoas com espectro autista, a associação se tornou uma referência para toda região.
Segundo a presidente da AMA, Nilva da Glória Frasca a AMA nasceu no dia 29 de agosto de 2014, por meio do inconformismo de famílias. “No início um grupo de pais cujos filhos apresentavam diagnóstico em autismo, se reuniu com o objetivo de garantir que seus filhos tivessem intervenção precoce e contínua. A AMA tem o objetivo de promover e articular ações de defesa de direitos a pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA.”, ressaltou.
Anos de luta se formaram e ao longo deste período a associação sem fins lucrativos, formados por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – se tornou referência na região de Umuarama no atendimento à pessoa com TEA. “A AMA se orgulha da sua história. Afinal, são 7 anos fazendo a diferença na vida das pessoas com TEA e seus familiares. Mas não podemos deixar de ressaltar que ainda muito precisa ser feito e precisamos do apoio de toda sociedade”, enfatizou Nilva.
A AMA conta com o trabalho de especialistas de fonoaudiologia, psicologia, psicomotricista, psicopedagogia, terapia ocupacional, neurologia, psiquiatria, equoterapia, nutricionista, educador físico, fisioterapia, musicoterapia, dentre outros, por apresentarem déficits na linguagem e comportamento.
Para manter esse atendimento para cerca de 100 crianças a associação realiza várias promoções para arrecadar fundos e por isso precisa de poio da comunidade. Uma das formas da sociedade ajudar as crianças com espectro autista da associação é o programa Movimento de Apadrinhamento: “Adote uma criança autista”.
Com uma colaboração mensal, os padrinhos podem ajudar a custear as terapias para o desenvolvimento dos assistidos pela associação.