Umuarama

Você sabia?

Há sete anos a AMA promove apoio e conscientização sobre autismo em Umuarama

24/08/2021 08H54

Jornal Ilustrado

A Associação de Pais e Amigos do Autista de Umuarama e Região (AMA) comemora no próximo dia 29 de agosto sete anos de atuação. Nesta caminhada em prol de levar atendimentos especializados para pessoas com espectro autista, a associação se tornou uma referência para toda região.

Segundo a presidente da AMA, Nilva da Glória Frasca a AMA nasceu no dia 29 de agosto de 2014, por meio do inconformismo de famílias. “No início um grupo de pais cujos filhos apresentavam diagnóstico em autismo, se reuniu com o objetivo de garantir que seus filhos tivessem intervenção precoce e contínua. A AMA tem o objetivo de promover e articular ações de defesa de direitos a pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA.”, ressaltou.

Anos de luta se formaram e ao longo deste período a associação sem fins lucrativos, formados por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – se tornou referência na região de Umuarama no atendimento à pessoa com TEA. “A AMA se orgulha da sua história. Afinal, são 7 anos fazendo a diferença na vida das pessoas com TEA e seus familiares. Mas não podemos deixar de ressaltar que ainda muito precisa ser feito e precisamos do apoio de toda sociedade”, enfatizou Nilva.

AMA

A AMA conta com o trabalho de especialistas de fonoaudiologia, psicologia, psicomotricista, psicopedagogia, terapia ocupacional, neurologia, psiquiatria, equoterapia, nutricionista, educador físico, fisioterapia, musicoterapia, dentre outros, por apresentarem déficits na linguagem e comportamento.

Para manter esse atendimento para cerca de 100 crianças a associação realiza várias promoções para arrecadar fundos e por isso precisa de poio da comunidade. Uma das formas da sociedade ajudar as crianças com espectro autista da associação é o programa Movimento de Apadrinhamento: “Adote uma criança autista”.

Com uma colaboração mensal, os padrinhos podem ajudar a custear as terapias para o desenvolvimento dos assistidos pela associação.

  • A Sede da AMA fica na rua Roberto Domingos Martins, 3190 – Jardim Cruzeiro
  • Interessados em ajudar podem ligar no telefone: (44) 2020 0120.
  • Ainda que quiser doar de forma anônima os depósitos podem ser realizados para:
  • SICOOB
  • AG.: 4379
  • CC.: 6453-0
  • Pix: 23.672.096/0001-30.