Cotidiano

EM UMUARAMA

Guarda Municipal divulga novo relatório de atendimentos a ocorrências

08/09/2023 10H01

Jornal Ilustrado - Guarda Municipal divulga novo relatório de atendimentos a ocorrências

Entre todas as denúncias feitas à Guarda Municipal de Umuarama (GMU), por meio do telefone 153, as reclamações a respeito de pessoas em situação de rua (usuários de drogas, mendigos, embriagados etc.) continuam sendo as com maior número de ocorrências, conforme mostra o relatório apresentado na manhã desta quarta-feira (6) com dados sobre o mês de agosto: foram 21 chamados oficialmente registrados.

Em segundo lugar, conforme comenta Valdiney Roberto Rissato, comandante da GMU, vêm as denúncias de trânsito, especificamente a respeito de veículos estacionados de forma ou em locais irregulares, com 17 ocorrências. Em terceiro lugar estão as abordagens para averiguação de suspeitos, com 14 ocorrências, em quarto lugar vêm as denúncias de perturbação de sossego, com 12 registros, e em quinto lugar são as denúncias de pessoas em atitudes suspeitas próximas a residências ou a comércios, com nove casos.

Segundo o relatório, o total de ocorrências deste mês foi de 171, com destaque para o encaminhamento para a Delegacia da 7ª Subdivisão de Polícia Civil de um indivíduo por posse de drogas. “Também atendemos a outros chamados importantes, como ocorrências no PA, em hospitais, unidades de saúde, no Centro Pop e em escolas e CMEIs, cumprimento de ofícios do Ministério Público determinando o encaminhamento de pessoas ao Hospital Santa Cruz e atendimento de denúncias de maus tratos a pessoa idosa e busca por pessoas desaparecidas”, resume.

Desde 1992 a Guarda Municipal de Umuarama (GMU), vinculada à Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), realiza uma proteção municipal preventiva, ou seja, tem presença e patrulhamento ostensivo e atende aos chamados mais diversos de socorro da população, que liga para a Central de Atendimento. Segundo balanço da força de segurança, são realizados em média 175 chamados por mês. “Dos oito meses de 2023, em seis deles (75%) ocorrência recordista é a de pessoas que se dizem importunadas por usuários de drogas, pessoas em situação de rua, mendicância e embriagados”, reforça Rissato.

Relatório de Ocorrências – GMU – Agosto de 2023 – Clique aqui.